A aventura continua em alta no segmento dos hatches. Segundo dados da Ford, nos últimos 15 anos, as versões com visual diferenciado avançaram 500%, o que elevou a sua participação na indústria de 4% para 23%. Se debruçando nessa procura, depois de Fiat e Renault anunciarem novidades com apelo 'fora de estrada' para seus hatches, a Ford traz a nova versão FreeStyle para o KA 1.0. A opção, que já fazia parte da linha com o motor 1.5, agrega os mesmos ajustes visuais e suspensão elevada mais resistente, e chega por R$ 56.690.
Assim como a versão 1.5 FreeStyle do KA, o modelo 1.0 tem mais disposição para enfrentar a buraqueira da cidade graças a altura elevada em relação ao solo (vão livre de 18,8 cm), suspensões mais resistentes, com molas e amortecedores recalibrados, pneus maiores e barra estabilizadora mais rígida.
O visual também é o mesmo já visto no modelo mais potente, com molduras plásticas em toda a extremidade do carro, incluindo caixas de roda e rack de teto funcional (capacidade para até 50 kg). Os retrovisores também são pintados de preto. Os para-choques ainda adicionam uma peça em tom cinza que simula um peitoral de aço. Tudo para deixar o hatch mais parrudo.
No interior, a versão aventureira recebe acabamento com detalhes em marrom, revestimento dos bancos que mescla couro sintético e tecido, além de teto escurecido.
Baseado na versão SE, a FreeStyle 1.0 é bem equipada. Sai da concessionária com direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade e tração, assistente à partida em rampa, faróis de neblina, rodas de liga aro 15" e o louvável multimídia SYNC 2.5 com tela de 7 polegadas. Fica devendo a câmera de ré.
Primeiro contato
O KA pode se gabar de ter o melhor motor 1.0 de três cilindros da categoria. São 85 cv de potência e torque de 10,2 kgfm entregues para as rodas dianteiras. Em um primeiro contato com o modelo, em Salvador, na Bahia, o modelo mostra que a menor litragem não atrapalha tanto assim. Em situações comuns do dia a dia, como subidas, ultrapassagens, retomadas e saídas de sinal, o novo FreeStyle faz bonito. Não há sobra, mas também não falta força.