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Honda HR-V turbinado

SUV tem bom acabamento, equipamentos e desempenho, mas cobra caro por isso

Teto solar panorâmico elétrico tem acionamento de um toque no console superior
Teto solar panorâmico elétrico tem acionamento de um toque no console superior -

Novo conjunto óptico, melhor acabamento, teto solar panorâmico e uma boa pitada de potência. Essa é a receita usada pela Honda no retorno da versão Touring à lista de opções do HR-V, seu SUV mais vendido. Equipada com o motor 1.5 turbo do Civic, capaz de render 173 cavalos, a configuração chega para impulsionar, literalmente e não literalmente, o japonês. Mas nem tudo são flores. O lançamento cobra caro pela motorização: R$ 139.900.

Depois de aparecer em 2017 e ser 'descontinuada', a versão volta à cena trazendo o tão esperado motor turbo, mas o preço é salgado para um SUV compacto. Nessa faixa (R$ 140 mil), o HR-V entra numa briga difícil com modelos de maior porte, como o Jeep Compass e versões do Volkswagen Tiguan, que tem sete lugares. Aliás, o modelo ficou mais caro que o próprio irmão de motor, o Civic Touring, que custa R$ 128,9 mil.

Para justificar o preço, além do motor mais potente, a Honda resolveu deixar o modelo mais refinado. Com isso, o HR-V Touring traz conjunto óptico 100% em LED, que inclui o farol de neblina e as lanternas, teto solar panorâmico elétrico, interior em dois tons de couro, chave presencial para acesso e partida, e sistema Lane Watch que mostra no multimídia a imagem de uma câmera inserida no retrovisor direito. Além disso, há sensores de chuva e dianteiros de estacionamento. É um conjunto de equipamentos importante, para fazer os clientes toparem pagar quase R$ 30 mil a mais que o EXL, antiga topo de linha.

Emprestado do Civic, o motor 1.5 de quatro cilindros da versão Touring precisou ser calibrado para rodar no HR-V. E a calibração deu resultado. Rodamos por 200 km com a versão do SUV, em trechos de cidade, com trânsito intenso, e rodoviários, onde conseguimos pisar mais fundo no acelerador. Em ambas as circunstâncias, o motor que tem turbo de baixa inércia, injeção direta, abertura variável das válvulas de admissão e escape duplo, tem bom desempenho.

Teto solar panorâmico elétrico tem acionamento de um toque no console superior Lucas Cardoso
Rodas aro 17 com acabamento diamantado são iguais em toda a linha fotos Lucas Cardoso
Rodas de 17 polegadas com acabamento em preto são iguais para todas as versões do SUV Lucas Cardoso
Como diferencial em relação às outras versões, dianteira do HR-V Touring tem acabamentos em black piano na grade dianteira e sensores de estacionamento frontais Lucas Cardoso
Escape duplo na traseira tem acabamento em inox de ponta a ponta Lucas Cardoso
Painel de instrumentos com mostradores analógicos é o mesmo de linhas anteriores Lucas Cardoso
Versão topo do modelo é a primeira a trazer chave presencial com partida por botão Lucas Cardoso
Antena tipo shark é de série na versão Touring Lucas Cardoso
Câmera posicionada abaixo do retrovisor direito é acionada quando a seta para a direita é acionada Lucas Cardoso
Por conta do escapamento duplo, modelo perdeu capacidade no porta-malas, mas mantém boa dimensão Lucas Cardoso
Interior em dois tons é exclusivo para os modelos adquiridos nas cores branco, cinza barium e azul cósmico Lucas Cardoso
Farol 100% em LED da versão Touring tem o mesmo padrão visto em modelos de luxo da marca Lucas Cardoso