Mais Lidas

Caçada a terrorista

Atirador de uma feira natalina era fichado como radical e violento

Chérif Chekatt tem 29 anos
Chérif Chekatt tem 29 anos -

O suspeito do atentado que matou três pessoas e feriu 13 em um mercado de Natal, em Estrasburgo, leste da França, na noite de terça-feira, é um radical com 27 condenações e fichado pelo serviço de inteligência. Chérif Chekatt, 29 anos, nasceu em Estrasburgo e é procurado por mais de 600 policiais.

Testemunhas contaram ter ouvido quando ele gritou "Alá é grande" em árabe. Na fuga, ele foi ferido por militares que patrulham o país combatendo ações terroristas.

Chérif Chekatt cumpriu pena entre 2013 e 2015, período em que chamou a atenção do serviço de inteligência pelo comportamento violento, radicalização religiosa e proselitismo. Foi fichado pelo Serviço Antiterrorista Francês e era monitorado desde que saiu da prisão. Ele foi condenado 27 vezes na França, Alemanha e Suíça por crimes comuns, mas nunca se envolvera em atividades terroristas e não havia indicações de que o fizesse, segundo a Secretaria de Estado do Interior.

Especialistas questionam essa avaliação porque Chekatt tem características comuns a terroristas: ele é fichado, tem passado delinquente e foi radicalizado na prisão.

Segundo autoridades alemãs, ele foi condenado a dois anos e três meses de prisão em 2016 por roubo e passou pouco mais de um ano em uma prisão alemã até ser expulso para a França. Ele já era procurado por uma tentativa de assalto. Os vizinhos o descrevem como um homem discreto, que morava sozinho em um pequeno apartamento, no mesmo bairro que os pais.