Mais Lidas

Caminhos para inovar

Empresário organiza, em junho, conferência com especialistas em tecnologia

Depois de viajar pelo mundo, Xavier Leclerc decidiu morar no Rio de Janeiro para investir na cidade
Depois de viajar pelo mundo, Xavier Leclerc decidiu morar no Rio de Janeiro para investir na cidade -

Depois de ter trabalhado como gerente de negócios no Google e Facebook, na França, onde nasceu, Xavier Leclerc decidiu rodar o mundo para escolher onde morar e empreender. Optou pelo Rio de Janeiro, a cidade que constatou maravilhosa quando aqui chegou, em 2014. Aprendeu o Português e foi à uma escola de samba. Pegou a 'alma carioca' e sentiu-se pronto para agir. Por meio da empresa MOX, que criou com Maria Pidner e Olivier Mourier, passou a organizar eventos internacionais para ajudar as empresas brasileiras na transformação digital. O principal deles é a conferência .Futuro | Rio, cuja terceira edição será realizada nos dias 5 e 6 de junho, no Aqwa Corporate, na Zona Portuária do Rio.

Xavier Leclerc, de 40 anos, mira a indústria 4.0, que marca a chamada 4ª Revolução Industrial e envolve processos de automação com base em tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e computação em nuvem. Coincidência nos números? Para ele, não. "É mesmo, estou no momento 4.0. Gostei disso. Vou usar!", diz.

É comum que Xavier responda assim a algum estímulo, uma postura prática que busca avançar a partir de uma informação nova. É o que pretende promover na .Futuro | Rio: dois dias inteiros com palestrantes de diferentes perfis e origens para tratar de tecnologia e inovação. A ideia, como diz, é que todos saiam do evento com uma 'opinião informada'.

"As empresas entendem que precisam mudar, mas não sabem como fazer. A conferência foi organizada para que os participantes voltem para os seus escritórios e coloquem as ações em prática. Tanto no palco quanto na plateia, haverá uma série de conexões para isso", explica.

Se havia desafios na época para o Rio avançar, hoje Xavier acredita que eles estão maiores: "Ao mesmo tempo, percebo mais oportunidades, pois os empreendedores crescem na crise".

Depois de viajar pelo mundo, Xavier Leclerc decidiu morar no Rio de Janeiro para investir na cidade fotos Daniel Castelo branco
Conferência .Futuro Rio traz especialistas internacionais para ajudar as empresas na transformação digital Divulgação
Xavier com sócios na MOX: Maria Pidner e Olivier Mourier Divulgação