Mais Lidas

Reforço e bolsa escolar

Adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental na rede pública podem se candidatar

Na primeira fase do programa, alunos receberão aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática
Na primeira fase do programa, alunos receberão aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática -

O Instituto Joelson da Costa Antunes (IJCA) está com inscrições abertas para o programa 'Fortalecendo Trajetórias', que oferece, de forma gratuita, acompanhamento social e pedagógico para alunos de baixa renda durante o Ensino Médio. As vagas são voltadas para estudantes da rede pública de ensino, entre 13 e 15 anos, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e sejam moradores de Niterói, São Gonçalo, Maricá ou Itaboraí. As inscrições vão até 19 de junho. Mais informações no site www.ijca.org.br.

O reforço escolar é a primeira fase do programa. Nela, os alunos participam de um curso preparatório de Língua Portuguesa e Matemática com foco nos exames das principais instituições públicas de ensino de excelência: Pedro II, Faetec e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Para o Ensino Médio

Durante as aulas, os alunos serão avaliados para ingresso na segunda fase, que compreende o acompanhamento escolar no Ensino Médio. Nessa etapa, os adolescentes selecionados recebem bolsas integrais nas escolas parceiras do instituto: Santa Mônica, em São Gonçalo, e Pensi, em Niterói. O instituto irá oferecer, ainda, apoio financeiro para transporte, uniforme, material escolar, livros e alimentação, além de acompanhamento pedagógico e social.

"A segunda fase prevê o apoio ao aluno em todos os momentos, acompanhando sua evolução desde o ingresso no programa até a chegada à universidade", diz Therezinha Doin, coordenadora pedagógica do IJCA.

Para realizar a inscrição, é preciso imprimir ficha de inscrição no site www.ijca.org.br e entregá-la preenchida na sede do IJCA, que fica na Rodovia Amaral Peixoto, 2.504, em Niterói.