Mais Lidas

Núbia está de volta à cadeia

Ex-prefeita de Magé e ex-deputada é acusada de esconder documentos

Núbia Cozzolino, ex-prefeita de Magé, foi presa pelo Ministério Público do Rio
Núbia Cozzolino, ex-prefeita de Magé, foi presa pelo Ministério Público do Rio -

A ex-deputada estadual e ex-prefeita de Magé Núbia Cozzolino foi presa ontem de manhã por agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), e com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). Ela é acusada de ocultação de documentos da prefeitura da cidade para benefício próprio e em prejuízo ao município.

Núbia já tinha sido presa em outubro do ano passado por falsificação de documentos judiciais. A denúncia que provocou a nova prisão aponta que, em 1º de novembro de 2018, durante a deflagração da segunda fase da Operação Resgate, foram localizados e apreendidos 459 processos administrativos da prefeitura de Magé no escritório de Núbia. Segundo o MPRJ, ela ocultava os documentos desde a época em que foi afastada do cargo de prefeita, por decisão judicial, em 2009.

A retirada desses documentos das dependências da prefeitura teve o propósito de ocultar centenas de ilegalidades constantes desses autos, segundo o MPRJ. A pena para o crime é de dois a seis anos de prisão. Núbia Cozzolino foi levada para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho.

Os promotores de Justiça citam que a família Cozzolino domina a política de Magé há mais de 30 anos. Núbia foi deputada estadual entre 1995 e 2004. Em 2004, foi eleita prefeita do município e reeleita em 2008. Foi afastada do cargo pela Justiça em 2009.