Mais Lidas

Na porta de casa

Jornalista que queria ser prefeito é assassinado

Giorno pretendia ser candidato a prefeito nas eleições de 2020
Giorno pretendia ser candidato a prefeito nas eleições de 2020 -

O jornalista Robson Giorno, de 45 anos, foi morto a tiros, na porta de sua casa, no bairro do Boqueirão, em Maricá, na noite de sábado. Ele era dono do jornal 'O Maricá' e pré-candidato à prefeitura do município nas eleições de 2020. Robson era filiado ao partido Avante.

Giorno chegava a pé em sua casa quando foi surpreendido por criminosos armados em um Fiat Pálio cinza. De acordo com a Polícia Civil, durante a madrugada parentes do jornalista prestaram depoimento na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNISG), que investiga o caso e não descarta nenhuma hipótese para o crime. Entretanto, a principal linha de apuração é de crime político. A Polícia Civil vai investigar se a vítima vinha recebendo ameaças de morte, já que costumava circular na cidade em um carro blindado. 

Nota de pesar

A prefeitura de Maricá manifestou pesar pela morte do jornalista em comunicado oficial. "A Prefeitura de Maricá manifesta seu pesar pela morte trágica do jornalista Robson Giorno e espera que as investigações conduzam rapidamente à identificação e punição dos responsáveis. Assim como reiteramos nosso compromisso com a liberdade de imprensa e de expressão, repudiamos também qualquer ato de violência. Nossos sentimentos à família."

Denúncia contra deputado

O jornal "O Maricá" e Robson vinham denunciando em suas publicações políticos que estavam envolvidos com corrupção e possíveis irregularidades na cidade.

Há 11 dias, o jornalista publicou em seu veículo uma reportagem contra o deputado federal Filippe Poubel (PSL) acusado pelo jornalista de comprar uma mansão avaliada em quase R$ 1 milhão na cidade. Segundo a reportagem, o parlamentar não teria condições de adquirir o imóvel, já que teria declarado ter bens de apenas R$ 55 mil.

Segundo dados da polícia, seis pessoas ligadas à política sofreram algum tipo de atentado no estado este ano, das quais quatro morreram.