Mais Lidas

Violência não dá trégua

Estudo do ISP aponta aumento de crimes letais e homicídios este ano

Jovem foi agredida pelo namorado da irmã em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense
Jovem foi agredida pelo namorado da irmã em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense -

Apesar de as medidas de distanciamento social estarem em vigor desde 13 de março, a violência não dá trégua no Rio de Janeiro. Levantamento divulgado ontem pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta que os crimes letais intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte) tiveram alta de 6% em março, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em números absolutos foram 383 casos este ano, contra 360 em 2019.

Chama a atenção no estudo os homicídios dolosos, que representam a maior parte desses casos, com 372 ocorrências em março deste ano, 8% a mais em relação ao ano passado.

Se considerado o primeiro trimestre do ano, que inclui também os meses de janeiro e fevereiro, os crimes violentos contra a vida caíram 2%. Nos três primeiros meses de 2020, 1.078 pessoas morreram vítimas desses crimes. Já em 2019, houve 1.099 mortes.

Os crimes causados por policiais e outros agentes de segurança tiveram queda de 14% este ano, com 113 casos.

Violência contra a mulher

O ISP também informou que houve queda no número de feminicídios e tentativas de feminicídio no período, mas os números se mantiveram dentro da média mensal observada. Foram contabilizados em março cinco assassinatos de mulheres por violência de gênero e 26 tentativas.

Segundo o instituto, o total de crimes enquadrados na Lei Maria da Penha caiu 31%. Em março do ano passado, foram 6.849 e, este ano, 4.745 registros.

Jovem foi agredida pelo namorado da irmã em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense Polícia Civil / Divulgação
Mulher foi presa por agentes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) Reprodução/Internet