Mais Lidas

Saúde roubada

Secretária presa por desvio de R$ 9 milhões do SUS

Apreensão foi levada para a Delegacia da PF de Niterói
Apreensão foi levada para a Delegacia da PF de Niterói -

A secretária Municipal de Saúde de Magé, na Baixada Fluminense, Carine Tavares, foi presa ontem, durante a Operação Garrote, da Polícia Federal, contra desvios de mais de R$ 9 milhões do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Além da secretária, outra pessoa, que não teve o nome revelado, foi presa na ação.

Os policiais também cumpriram sete mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde, na Câmara de Vereadores e outros endereços ligados aos acusados.

De acordo com as investigações, os desvios envolvem o laboratório Cmelab, que seria do vereador Clevinho Vidal (PRTB). O Cmelab foi contratado pela Prefeitura de Magé para a realização de exames.

Segundo a PF, foram identificadas diversas irregularidades, como direcionamento e fraudes no processo de licitação.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio e cumpridos por 40 policiais federais, com participação do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus).

O nome da operação, Garrote, é uma prática utilizada para estancar sangramentos e foi escolhido em alusão ao fim da sangria dos cofres públicos da Saúde.

Segundo o delegado Pedro Bloomfield, da delegacia da PF em Niterói, que coordenou a operação, o esquema de desvios no SUS em Magé existia desde 2016.

Em nota, a Prefeitura de Magé informou que ficou sabendo da operação na manhã de quinta-feira e que, por isso, ainda apura os fatos divulgados. Os demais citados na matéria foram procurados mas, até o fechamento desta edição, não haviam se pronunciado. 

Apreensão foi levada para a Delegacia da PF de Niterói Estefan Radovicz
Apreensão foi levada para a Delegacia de Polícia Federal de Niterói Estefan Radovicz / Agência O DIA
O vereador de Magé Cleverson Vidal Ribeiro, o Clevinho Vidal Reprodução da Internet
Coletiva na PF Niterói. (Dir), Pedro Bloomfield, Coordenador da operação e Wanderson Pinheiro, chefe da delegacia da PF de Niterói. Estefan Radovicz