Mais Lidas

Crimes virtuais disparam em 2021

Número de ocorrências aumentou na pandemia

A praticidade das transações pela internet tem sido uma mão na roda durante a pandemia da covid-19, mas também faz a alegria de criminosos. De acordo com Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), os crimes em ambientes virtuais nos três primeiros meses de 2021 mais que duplicaram em relação ao mesmo período do ano passado no estado, com aumento de 148,6%.

Ainda segundo o Instituto, somente em março deste ano foram registrados 1.452 crimes em ambiente virtual, apenas dois a mais que em todos os três primeiros meses de 2020. Janeiro teve 1.059 casos e março, 1.105.

O aumento dos crimes na Internet durante a pandemia, no entanto, não tem sido novidade. Desde abril do ano passado, justamente quando a quarentena foi intensificada, o número de casos passou para 806 contra 532 do mês anterior. Daí em diante, a marca não baixou, com destaque negativo para julho, que registrou 1.616 ocorrências.

Golpistas atacam em sites de compra e venda online

Nos sites de compra e venda, um golpe recorrente tem sido muito relatado nas redes sociais: um possível comprador demonstra interesse e diz que vai efetuar o pagamento pelo aplicativo. Em seguida, ele coleta seus dados, envia e-mails falsos com a confirmação da suposta transação e diz que um motorista de aplicativo vai buscar o produto na sua casa. Quando a vítima percebe, é tarde demais.

Foi assim que Willian, de São Paulo, sofreu um prejuízo de mais de R$ 2 mil na venda de um videogame pelo site OLX. Ele chegou a registrar a ocorrência em uma delegacia e entrou em contato com a empresa, mas não deu em nada. "Não tive retorno da delegacia e a OLX disse que lamenta muito pela perda e que orienta sempre a tratar os negócios pela plataforma", disse.

Segundo Willian, o criminoso criou até um perfil falso no Facebook, usando o nome e a foto de outra vítima do golpe.

Comentários