Mais Lidas

PM pretendia impedir guerra de criminosos em ação que causou morte de adolescente no Salgueiro

Operação foi baseada em informações da Polícia Civil, que indicaram que bandidos iriam para o Complexo da Alma

Rio - A Polícia Militar tentava impedir uma guerra entre criminosos durante a ação que resultou na morte do adolescente João Vitor de Oliveira, de 17 anos, na última sexta-feira (20), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A vítima foi baleada em um confronto entre os militares e bandidos, quando voltava para casa. Um outro jovem, Alexander Motta, de 19 anos, também ficou ferido no tiroteio, e segue internado no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), no Colubandê, com quadro estável.

De acordo com a Polícia Civil, a operação da PM no Complexo do Salgueiro foi baseada em informações de inteligência da instituição, que indicaram que "dezenas de traficantes armados se preparavam para deixar a comunidade do Salgueiro em direção ao Complexo da Alma, onde haveria uma guerra", disse a Polícia Civil, em nota.

Ainda segundo a nota, o cerco da Polícia Militar teve como objetivo "impedir o avanço deste grupo de criminosos, o que foi conseguido". A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) investiga o caso. Segundo a especializada, testemunhas foram ouvidas, as armas dos policiais militares que participaram da ação foram apreendidas para perícia e diligências estão sendo realizadas para esclarecer todos os fatos.

Na ocasião, a PM disse que fazia um patrulhamento na região quando foi atacada por traficantes armados. Após o tiroteio, os policiais teriam encontrado João e Alexander baleados. Os dois foram socorridos para o HEAT. Testemunhos colhidos, segundo os investigadores, confirmam a versão dos PMs e os disparos que atingiram os jovens teriam vindo de traficantes.

O corpo de João Vitor foi sepultado neste domingo (22), no Cemitério de São Gonçalo, sob forte comoção de familiares e amigos. No velório, o pai do adolescente lamentou a morte do filho. "Ele era tudo que eu tinha. A coisa mais preciosa nesse mundo. Me levaram a coisa mais preciosa desse mundo. Meu filho era maravilhoso. Era estudante, era cristão e caseiro. O que mais tem de coisa boa no mundo, era o meu filho”.