Mais Lidas

A força e a beleza da mulher negra

No Preta Coach, Claudia Silva capacita meninas de 14 a 17 anos do Salgueiro

Claudia Silva criou projeto para ensinar uma profissão às meninas
Claudia Silva criou projeto para ensinar uma profissão às meninas -

Me lembro perfeitamente de minha infância no Morro do Salgueiro, onde fui nascida e criada. Minha tia Francinete, que não está mais entre nós, sempre falava: "Sobrinha, tenho que implantar um projeto social. Vocês precisam parar de arrastar chinelo por aí". E isso marcou toda a minha vida. Na visão dela, as meninas da comunidade viviam sem um objetivo, com as canelas russas de andar pela favela. O que não era mentira. Então, foi desse sentimento, de transformar essa realidade, que surgiu o projeto do Preta Coach.

A intenção do projeto, que visa capacitar meninas negras da favela, de 14 a 17 anos, através de cursos de beleza, é impedir que elas arrastem chinelo por aí e descubram que tudo é possível. A gente cria um mundo ali no morro, uma casca, fazendo com que ninguém queira sair dali, porque "temos tudo". A gente não vê diferença umas nas outras, não há competição. E o principal, ali, a gente não sofre nem um tipo de preconceito, porque acaba sempre sendo nós por nós.

Mas eu, Claudia Silva, no meio dessa pandemia, tive um surto, mas um surto do bem. Coloquei no meu coração que deveria fazer algo pela minha comunidade. Chamei a Flávia Cirino, jornalista, a Gisele Bernardo, assistente social, e juntei nossos amigos para fazer do projeto uma realidade. E assim foi gerado o Preta Coach.

Estamos fazendo com que as meninas pretas da periferia desabrochem. De tirar aquela armadura de que não somos aceitas e não podemos chegar onde desejamos. Mas podemos! É só querer. Nós podemos tudo! Estamos doando o que temos, o amor. Como toda ajuda é bem-vinda, quem puder doar materiais ou alimentos, basta entrar no Instagram @pretacoach.

Comentários