Mais Lidas

Como os livros me salvaram

Vanessa Pfeil, da Maré: CEO da Livro For Kids

Vanessa Pfeil, Book For Kids
Vanessa Pfeil, Book For Kids -

Olá, meu nome é Vanessa. Sou uma mulher preta, mãe de três crianças, nascida e criada no Complexo da Maré. Um complexo assolado pela violência e invisibilizado pelo Estado. Minha história começa nos anos 1980, quando uma mulher foi eleita presidente da associação de moradores e minha mãe Vera Lúcia Lemos dos Santos foi diretora jurídica. O que eu conheço como feminismo e luta por direitos, aprendi lá, com elas e com a minha avó, a dona Maria da Barra, mulher analfabeta e empreendedora que vendia de pregos até cachaça.

Tínhamos uma vida estável na favela, até que meu pai, militar da Marinha, foi assassinado com dois tiros nas costas, quando eu tinha 3 anos. Minha mãe teve que lutar muito para sustentar os quatro filhos pequenos, costurando para uma fábrica. Acabou ficando desempregada pouco depois e passamos muita fome, mas os livros me salvaram: Quando tinha fome, lia para passar o tempo.

Aos 9 anos, fui para um internato de meninas órfãs. Foi o que mudou a minha vida. Eu tinha direito a quatro refeições e educação de qualidade. Saí com 18 anos e cursei o primeiro pré-vestibular da Maré, passei para uma universidade pública, formei-me em Administração de Empresas e fiz pós-graduação em Psicopedagia.

Em 2004, conheci o alemão mais legal da Alemanha, nos casamos, e em 2012 tivemos gêmeos. Eu queria comprar livros infantis em Português para os nossos filhos, mas não os encontrava por lá e em pouco tempo percebi que a necessidade de livros infantis em Português não era só minha. Foi assim que nasceu a Livros For Kids, uma empresa que exporta livros em Português para mais de 30 países e com uma rede de mais de 20 mulheres revendendo nossos livros pelo mundo. Elas são as almas da nossa empresa!

Nunca, nem nos meus melhores sonhos, poderia imaginar que eu, aquela menina preta do Complexo da Maré, seria CEO de uma empresa internacional que vende e distribui livros. A educação transforma.

Vanessa Pfeil, Book For Kids Divulgação
Vanessa Pfeil, Book For Kids Divulgação
Vanessa Pfeil, Book For Kids Divulgação

Comentários