Mais Lidas

Magali ‘Se Esta Rua Fosse Minha’

Coluna Zé do Caroço

Magali Portela tem uma história de longa data de trabalho em favelas - Coluna Zé do Caroço, no PerifaConnection
Magali Portela tem uma história de longa data de trabalho em favelas - Coluna Zé do Caroço, no PerifaConnection -
Atuando por meio de projetos sociais na Cidade de Deus há mais de 16 anos, Magali Portela tem uma história de longa data de trabalho em favelas. “A minha trajetória de vida foi em comunidade, onde encontrei a minha vocação profissional como assistente social”, conta.
O seu primeiro contato com movimentos sociais aconteceu por meio das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Após ter contato com movimentos dos trabalhadores sem terra e rurais, ela começou a trabalhar como assistente social no projeto Favela Bairro. Em 2005, Magali foi convidada pela Fiocruz para ajudar na implementação da unidade fabril na Cidade de Deus.
Com sua experiência, ela teve sensibilidade para mapear ações locais com a finalidade de desenvolver projetos na comunidade. Um deles é o “Se Esta Rua Fosse Minha”, que revitalizou um canteiro de obras inacabado que estava se transformando em depósito de lixo. Com o envolvimento de moradores, artistas locais, ONGs, empresários e o poder público, este projeto tem como objetivo a construção de uma galeria de arte a céu aberto, jardins, hortas comunitárias e áreas de lazer e esporte. “Todo esse trabalho é feito por muitas mãos, crenças e sonhos”, finaliza.
Por Marcos Furtado, jornalista e colaborador do PerifaConnection

Comentários