Mais Lidas

CCJC no Dia da Consciência Negra

Centro Comunitário do Jardim Catarina promove evento em São Gonçalo

Centro Comunitário do Jardim Catarina promove evento no Dia da Consciência Negra
Centro Comunitário do Jardim Catarina promove evento no Dia da Consciência Negra -
Dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra terá uma programação farta no Centro Comunitário do Jardim Catarina (CCJC), em São Gonçalo. O evento gratuito, que começa às 9h30, se estende durante todo o dia com rodas de conversa e exposições artísticas, além de um espaço infantil e distribuição de miniacarajé e caruru, que são comidas típicas do continente africano.
A pergunta "O que um pastor, uma diarista, um estudante angolano, uma advogada que viveu na França e um Ojé (sacerdote) têm em comum?" traz a perspectiva dos convidados enquanto pessoas negras vivendo em diferentes espaços. A abertura contará com um café da manhã aberto ao público para, em seguida, iniciar as rodas de conversas.
O local onde será realizada a programação tem um histórico de luta e de resistência, já que o CCJC é um espaço atuante no Jardim Catarina desde 1998. Construído e liderado por diversos movimentos comunitários, a iniciativa passou a ser presidida por Rosilene Rodrigues, de 57 anos, em 2007.
"O evento do dia 20 será um grande marco comunitário para o Jardim Catarina. Significa muito para mim como moradora porque a militância fortaleceu minha história de vida, transformei tudo que faço em uma grande batalha nas lutas pelas igualdades, principalmente a racial", contou Rose.
Além disso, o CCJC também promove a prática e o incentivo de esportes com aulas de capoeira, promoção e fomento de cultura, formação profissional com curso de educador social, além de ser um espaço de arrecadação de doações para famílias carentes.
O espaço fica na rua Raposo Botelho (Rua 21), QD10, LT 80, Jardim Catarina. O evento é gratuito.
Por Samara Oliveira, jornalista e colaboradora do PerifaConnection

Comentários