Mais Lidas

Programa de economia criativa promove formação e aceleração de negócios em comunidades do RJ

Projeto é voltado paras as comunidade do Jacarezinho, Muzema e Cantagalo

Grupo de Balé de Manguinhos
Grupo de Balé de Manguinhos -

Se você é cria das favelas do Jacarezinho, Muzema e Cantagalo e é um agente cultural ou se interessa pelo tema, essa reportagem é especialmente para você. O programa Cria RJ, que iniciou as suas atividades em outubro, estende nos próximos sete meses cerca de 130 ações formativas entre cursos, oficinas e consultorias com foco na população das três comunidades. E a frase favorita de se ouvir - e, nesse caso, de se ler - é que é tudo gratuito.

O programa, idealizado pela Quitanda Soluções Criativas e pelo Instituto BR por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é uma plataforma de capacitação, aceleração de negócios criativos e fruição artística com foco em agentes de cultura que atuam nesses três territórios populares da cidade do Rio de Janeiro. Trabalhando em três eixos, sendo eles: Cria Conhecimento, Agência Cria e Cria Apresenta, a iniciativa oferece 72 cursos em áreas técnicas, 100 oficinas livres, 20 cursos de pautas afirmativas, 100 apresentações culturais, oito consultorias e 40 premiações.

Com o objetivo de mediar a troca de conhecimento nos cursos em áreas técnicas e também nas oficinas livres, a iniciativa está com uma chamada pública aberta para artistas-educadores que sejam crias das regiões atendidas pelo programa.

Paulo Feitosa, um dos idealizadores do projeto, fala sobre o perfil criativo de grupos já existentes nos territórios. "Os ativos econômicos em potencial dessas comunidades, claramente, se identificam no campo da criatividade", explica. "Seja na gastronomia, nas artes, no entretenimento, mas estão, em sua maioria, no fluxo artístico e cultural", destaca o idealizador.

Para mais detalhes das oportunidades oferecidas e o que é necessário para participar de cada formação, curso ou oficinas basta acessar o site https://www.criarj.com.br/.

Por Samara Oliveira, editora do PerifaConnection

Comentários