Rio - A carnavalesca Rosa Magalhães será homenageada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) com a entrega do título Doutora Honoris Causa na próxima segunda-feira, dia 21. A artista plástica de 75 anos receberá a honraria por sua contribuições à cultura em cerimônia aberta ao público, a ser realizada na Capela Ecumênica da Universidade, na Zona Norte do Rio.
Além de ser ex-aluna de Letras da então Universidade do Estado da Guanabara (UEG), Rosa é conhecida pelos oito títulos que conquistou no Carnaval, tendo trabalhado com dez escolas de samba no Rio de Janeiro e outras duas em São Paulo. Atualmente, a carnavalesca é responsável pelo desfile da Imperatriz Leopoldinense, que levará o enredo "Meninos, eu vivi... Onde canta o sabiá, onde cantam Dalva & Lamartine" para a Marquês de Sapucaí nos desfiles que acontecem em abril.
“Ela é alguém que, por meio do seu trabalho com a cultura popular e em outras frentes, consegue propor reflexões e lançar um olhar crítico, atingindo o conjunto dos brasileiros”, declarou Adair Rocha, atual diretor do Departamento Cultural da Uerj (Decult). A concessão do título foi proposta em 2018 pelo então diretor, Marcelo Gustavo de Campos, e aprovada pelo Conselho Universitário, em maio de 2021.
Entre as criações da veterana, se destacam a festa de abertura dos Jogos Panamericanos do Rio, em 2007, e a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Como artista plástica, Rosa também participou da 21ª Bienal de São Paulo, em 1991, e de três mostras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre 2016 e 2019, além dos festivais internacionais em que marcou presença ao longo de sua carreira.
No dia 21 de março, a carnavalesca receberá o título Doutora Honoris Causa, que representa a mais alta honraria da Uerj. Criado em 1965, o título é concedido a personalidades de destaque, brasileiras e internacionais, como reconhecimento por contribuições à cultura, à educação ou à humanidade.
Câmeras inteligentes são instaladas na...
Queiroga diz que ouvirá secretários da...
Assistência Social gonçalense vai leva...
Membro da 777, sobre clássico entre Fla...
Prazo para compra do Chelsea se encerra ...
'Mãe tá estourada', afirma Deolane Bez...
Criminoso com 11 passagens pela polícia...
Violência que não
tem barreiras...
Deputados Eduardo Bolsonaro e Bia Kicis ...