Mais Lidas

'Quero conhecer o mundo', deseja João Pedro Delfino

Ator de 15 anos interpreta o Pinóquio em 'Poliana Moça', no SBT

João Pedro Delfino, o Pinóquio, de 'Poliana Moça'
João Pedro Delfino, o Pinóquio, de 'Poliana Moça' -
João Pedro Delfino, de 15 anos, é um dos grandes destaques de 'Poliana Moça', do SBT. O ator dá vida ao Pinóquio. A caracterização do personagem surpreende o público com a riqueza de detalhes. Ao Meia Hora, o artista fala sobre a novela, revela seus sonhos e ainda conta como faz para conciliar as gravações com a escola. Confira a entrevista! 
Como é dar vida ao Pinóquio, João?
O Pinóquio é um personagem que faz parte da infância de todo mundo, inclusive, da minha. A história dele traz muitos ensinamentos. Eu nunca tinha interpretado nada parecido. Tem sido incrível.
E como foi sua preparação?
Comecei a me preparar em janeiro de 2020. Logo depois, veio a pandemia. A preparação foi bem intensa. Eu pude construir o personagem do zero, com os outros profissionais envolvidos. A maneira que o Pinóquio anda, o olhar dele, as expressões faciais... Foi uma construção nos mínimos detalhes.
E como foi você se ver caracterizado com Pinóquio pela primeira vez?
Me caracterizei pela primeira vez antes mesmo das gravações começarem. Lembro que eu fiquei de olhos fechados o tempo todo, enquanto as pessoas me maquiavam. Só abri quando finalizaram. Ao me ver no espelho, me surpreendi e pensei: 'Sou eu. De fato, sou um boneco'. A caracterização é muito incrível, rica em detalhes. A maquiagem passou por diversos testes. Primeiro eles tiraram o molde exato do meu rosto. Esse molde demorou 4 horas pra ser feito. E a partir daí eles moldaram o rosto do Pinóquio até chegar nesse resultado que vocês estão vendo.
E quanto tempo demora o processo de caracterização?
No começo, a gente demorava umas três horas e contava com mais de um profissional. Agora, a gente faz em 1h40 e apenas uma pessoa faz o trabalho.
Seu personagem é muito curioso, quer conhecer o mundo. Você também é assim?
Sou. Nesse ponto eu me identifico muito com ele. Ele é muito intenso em seus sentimentos. Ele vive cada momento com intensidade, cada experiência deixa ele muito feliz. E eu também sou assim. E, assim como meu personagem, eu também quero conhecer o mundo. Sonho em ir à Nova York, por causa da Broadway. Imagina assistir um musical por lá? Deve ser muito legal. E também quero conhecer Los Angeles, onde fica Hollywood.
O que a gente pode esperar do Pinóquio nos próximos capítulos?
Com o tempo, o Pinóquio vai conhecer mais elementos, lugares e pessoas da novela. Ele já está começando a sair pra descobrir o mundo. Ele vai ter muitas experiências. Entre elas, momentos bons e momentos ruins. E, sim, ele vai encontrar a Poliana e vários outros personagens da trama (risos).
Você conheceu o Silvio Santos?
Eu ainda não conheci. Mas desejo muito conhecer. Ele é um ícone da televisão.
Me conta um pouco sobre você, João?
Eu tenho 15 anos, sou de Belo Horizonte. Vim para São Paulo, em 2019, para seguir a carreira de ator e fiz o musical 'Escola do Rock'. Em janeiro de 2020, fiz o teste para o Pinóquio, passei e agora estou no elenco da novela. Estou no 1º ano do ensino médio. Confesso que é bem desafiador conciliar as gravações com as aulas. Tem que ter muita disciplina pra estudar as matérias da escola, decorar texto do personagem e ter meus momentos de diversão também. Mas eu me considero uma pessoa muito organizada nesse sentido. Sou um bom aluno.
Você sempre sonhou em ser ator?
Comecei nessa carreira, porque sempre gostei muito da vida artística. Comecei a estudar música com 4 anos. Fiz aulas de violão e bateria. Sempre quis fazer teatro também, queria aprender a interpretar. Sempre que eu assistia filme, queria saber como era feito, sempre amei ver as entrevistas de atores. Meus pais sempre me apoiaram nesse sonho, apesar de ninguém ser do ciclo artístico.
E como é essa questão de ser reconhecido nas ruas? Você surge na TV muito caracterizado, mesmo assim as pessoas te reconhecem?
Olha, por incrível que pareça muitas pessoas me reconhecem. O público que assiste 'Poliana Moça' é muito curioso. Eles querem saber mais sobre as pessoas por trás do personagem. Então, eles acabam nos vendo através das nossas redes sociais. Por isso, eles acabam me reconhecendo nas ruas e eu acho isso muito legal. Tenho recebido muito carinho deles. Eles comentam que estão gostando muito do Pinóquio.
João Pedro Delfino, o Pinóquio, de 'Poliana Moça' GY Alves/ Divulgação
João Pedro Delfino, o Pinóquio, de 'Poliana Moça' GY Alves/ Divulgação
João Pedro Delfino, o Pinóquio, de 'Poliana Moça' GY Alves/ Divulgação
João Pedro Delfino, o Pinóquio, de 'Poliana Moça' GY Alves/ Divulgação
João Pedro Delfino, o Pinóquio, de 'Poliana Moça' Divulgação