Mais Lidas

Thiago Rocha denuncia novo golpe em tempos de pandemia do coronavírus

Golpistas estão usando números de celulares disponíveis nas redes sociais para enganar pessoas

Thiago Rocha
Thiago Rocha -
O jornalista e colunista, Thiago Rocha, hoje colocou um comunicado em sua conta no Instagram avisando que se alguém recebesse um ‘convite de festa’ em seu nome, era para saberem que era golpe. Segundo o profissional, pessoas mal intencionadas têm usado o número de famosos e seus assessores, disponibilizados nos perfis das redes sociais para aplicarem golpes através de mensagens falsas.

Desde que a crise por conta da pandemia do coronavírus começou já vimos algumas pessoas tentando tirar vantagem da situação.
Teve o caso do falso link da Ambev, que dizia que a empresa iria distribuir álcool gel para toda população, logo após eles anunciarem que fabricariam e distribuiriam o produto para os hospitais públicos.
E mais recentemente foi divulgado no site ‘TechTudo’, do portal G1, avisou sobre um golpe chamado ‘Auxílio coronavírus’, que tinha atingido pelo menos 2 milhões de pessoas em menos de dez dias.
O golpista enviava mensagens através do Whatsapp das pessoas dizendo que se clicassem no determinado link iriam receber um ‘auxílio cidadão coronavírus’, mas tudo era falso.
Os golpistas se aproveitavam disso para clonar o número das pessoas. Além desses golpe, tiveram muitos outros que usaram nomes de marcas famosas prometendo distribuição de álcool gel, serviços grátis de assinaturas diversas e por aí vai.
Segundo o artigo, o laboratório do ‘dfndr lab’, especializado em segurança digital, da ‘PSafe’, detectou pelo menos 19 golpes e seis aplicativos maliciosos sendo utilizado durante a pandemia do coronavírus.
Os golpistas estão aproveitando o período de quarentena para atrair as pessoas com ‘iscas’ que possam ser interessantes para ela, como distribuição de produtos e informações sobre a COVID-19.

Agora os famosos estão avisando que estão utilizando os números de celular publicados nos perfis de redes sociais, tipo Instagram e Facebook, para enviar convites de supostas festas e distribuindo ‘convites VIPs’ para quem acessar o link enviado.
Thiago Rocha, em sua postagem, pede que todos retirem seus números dos perfis e não cliquem em nenhum link enviado em seu nome.
“Tire seu número de celular do contato do Instagram. Não se exponha. Evite fraudes”, disse ele na publicação.

Em época de isolamento, desconfie de qualquer coisa que te envie pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. Mesmo que seja de ‘amigos’, procure o amigo antes e confirme se ele realmente lhe enviou aquela mensagem. Os seus dados pode ser roubados e número de telefone clonado.