Mais Lidas

Zezé Motta relembra a discriminação que sofreu por fazer par romântico com Marcos Paulo nos anos 80

Par romântico causou polêmica dentro e fora da televisão

Zeze Motta
Zeze Motta -
A atriz Zezé Motta foi uma das pioneiras a levar o assunto dos relacionamentos interraciais para as telinhas da TV.
Em 1984, ela fez par romântico com o ator Marcos Paulo na novela Corpo a Corpo e causou polêmica dentro e fora da televisão.
Na trama da novela, Zezé viveu Sônia, uma jovem arquiteta filha de Antônio (Waldir Onofre) e Jurema (Ruth de Souza), negros de classe média.
Ela conhece Cláudio (Marcos Paulo), que é filho de um rico empresário, Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana), e vivem um romance intenso, porém, a arquiteta sofre com a discriminação da família do amado.

O relacionamento interracial causou polêmica e confusão, dentro e fora da telinha.
Não era só os personagens que viviam as cenas de racismo, muitos telespectadores se incomodaram com o casal e passaram, inclusive, a hostilizar Zezé e ameaçar Marcos Paulo. Segundo a atriz, o saudoso ator e diretor, chegou a receber recados mal-educados em sua secretária eletrônica diariamente.

"Quando o filho perguntava o que ele tinha contra o pai dizia: 'Não gosto, não quero que você se case com ela porque ela é negra. Não quero netos mulatinhos'. Eu me lembro disso", contou Zezé sobre as falas dos personagens na novela. Relato feito por ela em 2018 para o ‘GShow’, quando gravava ‘O Outro Lado do Paraíso’.

No mesmo ano, Zezé chegou a publicar em seu Instagram que durante o tempo em que ‘Corpo a Corpo’ ficou no ar, várias pessoas participavam de debates na TV falando mal do casal na telinha. Ela lembrou que uma mulher chegou a dizer que mudava de canal porque não podia acreditar que um ‘homem gato’ como o Marcos Paulo pudesse ter ‘se apaixonado’ por uma mulher horrorosa ‘como ela’.

"Outro achava que o Marcos Paulo devia estar precisando muito de dinheiro para se humilhar a esse ponto. Fizeram uma enquete, e saiu em um jornal. Teve um homem que disse: se eu tivesse que beijar essa negra horrorosa, eu chegaria em casa e lavaria a minha boca com água sanitária", disse a atriz. Na novela, o casal teve altos e baixos por conta da discriminação e só foram se casar no no final da trama.

Em uma participação no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, em 2014, Zezé também debateu sobre o tema racismo. “Eu faço parte do movimento negro contra a discriminação racial há quase 40 anos, e a luta continua. Ainda temos este tipo de atitude racista", concluiu.

A atriz, que completa 76 anos agora em junho, também fez declarações fortes nos últimos dias em seu Instagram após o caso Floyd nos Estados Unidos.
Em uma das publicações, ela publicou um vídeo lembrando das dificuldades e preconceitos do artista negro no Brasil e em outro, deixou claro que não adianta entrar em ‘modinha’ e depois esquecer que o racismo existe no dia a dia.
"Hoje todos postam um quadrado preto com a mesma #! Amanhã todos apagam pra não destoar do seu feed! Lembrem-se: o verdadeiro sentido está nas atitudes do dia a dia!", disse ela.