Mais Lidas

Que tal viver na Lua?

Foguete é lançado para avaliar se a viagem espacial é segura para o ser humano

Nasa prepara lançamento da Artemis I em novembro
Nasa prepara lançamento da Artemis I em novembro -

Desde que o homem pisou na Lua, em 1969, a grande questão espacial passou a ser se o homem poderia viver fora da Terra. Agora, pouco mais de 50 anos depois, isso pode se tornar realidade. Em entrevista à BBC, Howard Hu, alto funcionário da Nasa e líder do programa aeroespacial Orion, disse que a Missão Artemis prevê que astronautas passem a viver por longos períodos na Lua a partir dos próximos anos. As informações são do Estadão Conteúdo.

Segundo Hu, o lançamento do foguete Artemis I, na quarta-feira, 16, foi um "dia histórico para o voo espacial humano" porque representou um avanço em relação à criação de habitats lunares — que a princípio servirão de base de apoio a missões científicas.

O foguete transportou a espaçonave Orion, que está a cerca de 130 mil quilômetros da Lua, junto a um "manequim" capaz de registrar os impactos da viagem no corpo humano. Se o voo for bem-sucedido e os registros mostrarem que a viagem é segura para o ser humano, o plano é ter humanos vivendo na Lua "nesta década".

Na semana passada, o Estadão entrevistou uma cientista brasileira envolvida no projeto:

"Quando você tem humanos a bordo é muito perigoso estar no espaço por muito tempo, então, um foguete possante (como o Artemis I) pode reduzir o tempo necessário para chegar, digamos, a Marte ou a qualquer outro lugar. Estou esperando, agora, principalmente, a Artemis III, que vai levar humanos de volta à Lua", disse Rosaly Lopes.

Comentários