Mais Lidas

Pesquisa Veritá mostra Bolsonaro e Lula tecnicamente empatados

Segundo dados do instituto, atual presidente tem 51,4% dos votos válidos, enquanto o petista marca 48,6%

Partidos de oposição reagem contra medida provisória editada por Bolsonaro
Partidos de oposição reagem contra medida provisória editada por Bolsonaro -
O novo levantamento feito pelo instituto Veritá mostra o atual mandatário e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), à frente da disputa no segundo turno das eleições 2022, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo os dados, divulgados na sexta-feira, 21, Bolsonaro marcou 51,4% dos votos válidos, enquanto o petista tem 48,6%. Os dois estão empatados dentro da margem de erro.
No cenário em que se considera também os votos não válidos da pesquisa estimulada, isto é, os brancos, nulos e os que não sabem responder são contabilizados, o atual presidente chegou aos 49,4%, e Lula, aos 46,7% — também empatados tecnicamente. Nesse caso, os indecisos somam 1,9% e os brancos e nulos, 2%.
De acordo com a pesquisa, Bolsonaro lidera entre o eleitorado masculino, entre todos acima de 25 anos, com ensino médio e superior, com renda acima de dois salários mínimos e evangélicos. Lula, por outro lado, lidera entre as mulheres, os eleitores jovens (entre 16 e 24 anos), com ensino fundamental, renda de até dois salários mínimos e católicos.
Para realizar a pesquisa, o instituto ouviu 20220 eleitores entre os dias 17 e 20 de outubro, em 436 municípios brasileiros, das 27 unidades da federacao. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Os dados estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04043/2022.
Primeiro turno
De acordo com o TSE, Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos (57.259.504), enquanto Bolsonaro marcou 43,20% (51.072.345). O vencedor do segundo turno das eleições, marcado para o próximo dia 30 de outubro, irá comandar o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026, assumindo o governo em janeiro de 2023.
No segundo turno, além de a população brasileira votar pelo candidato que vai assumir a presidência, 12 unidades da federação também deverão escolher os governadores que assumirão o comando dos estados a partir do ano que vem. São elas:
- Alagoas: Paulo Dantas (MDB) X Rodrigo Cunha (União Brasil)
- Amazonas: Wilson Lima (União Brasil) X Eduardo Braga (MDB)
- Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) X ACM Neto (União Brasil)
- Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) X Carlos Manato (PL)
- Mato Grosso do Sul: Renan Contar (PRTB) X Eduardo Riedel (PSDB)
- Paraíba: João Azevedo (PSB) X Pedro Lima (PSDB)
- Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) X Raquel Lyra (PSDB)
- Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) X Eduardo Leite (PSDB)
- Rondônia: Marcos Rocha (União Brasil) X Marcos Rogério (PL)
- Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) X Décio Lima (PT)
- São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) X Fernando Haddad (PT)
- Sergipe: Rogério Carvalho (PT) X Fábio Mitidieri (PSD)
Partidos de oposição reagem contra medida provisória editada por Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro (PL) tem 57,6% dos votos válidos e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 42,4% em São Paulo. Reprodução