Mais Lidas

Jogo dos desesperados

Vascão visita o também ameaçado Timão. Pai de santo aposta na permanência

Pikachu está de volta ao time após cumprir suspensão automática
Pikachu está de volta ao time após cumprir suspensão automática -

Restam quatro rodadas para o fim do Brasileirão e a situação do Vasco é tensa, perigosa e preocupante. Mas, no que depender do recado do mundo sobrenatural, o torcedor pode ficar tranquilo. "O Vasco não cai. Vai acontecer algo muito bom que vai surpreender todo mundo", afirmou o babalorixá Pai Sérgio de Ogum, após consultar as cartas a pedido do MEIA HORA.

Hoje, às 19h, contra o também ameaçado Corinthians, no Itaquerão, o Gigante da Colina terá um desafio fundamental na sua briga para escapar de mais um rebaixamento o clube caiu nos anos de 2008, 2013 e 2015.

De acordo com o pai de santo, a situação está bem pesada em São Januário. "Tem uma energia negativa intensa sobre o clube, muito olho gordo. O momento é realmente complicado", afirmou.

Mas qual seria a causa de todo essa fase ruim que o Vasco atravessa? A resposta é horripilante: "Trata-se de um Egum, ou pessoas que já morreram e rondam trazendo influência negativa".

Se serve de alento, a situação na tabela após a conclusão 34ª rodada é um pouco melhor do que os mesmos períodos dos anos que resultaram em rebaixamentos (comparar no quadro).

E a fase do Vasco é realmente complicada. Para a partida contra o Timão, o técnico Alberto Valentim até terá o retorno do apoiador Yago Pikachu, que cumpriu suspensão contra o Atlético-PR (1 a 1, em São Januário). Mas o número de desfalques impressiona: são nove e uma dúvida.

Além do goleiro Martín Silva, a serviço do Uruguai em amistosos contra Brasil e França, o volante William Maranhão está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Emprestado pelo Corinthians, o meia Giovanni Augusto não poderá atuar por questões contratuais. Maxi López, Rildo, Ramon, Breno, Bruno Silva e Lenon estão no departamento médico. O zagueiro Werley, recuperado de um problema na panturrilha esquerda, ainda inspira cuidados, mas tem boas chances de reaparecer na zaga ao lado de Castan.

SITUAÇÃO DO VASCO APÓS A 34ª RODADA

2008
Era 15º colocado com 37 pontos
Tinha 41% de risco de queda
Terminou em 18º com 40 pontos

2013
Era 18º colocado com 37 pontos
Tinha 77% de risco de queda
Terminou em 18º com 44 pontos

2015
Era 19º colocado com 33 pontos
Tinha 84% de risco de queda
Terminou em 18º com 41 pontos

2018
É o 14º colocado com 39 pontos
Tem 24% de risco de queda

Protesto no Corinthians

Adversário direto do Vasco na briga contra a degola, o Corinthians (13º lugar, com 40 pontos) viveu um dia tenso ontem. Cerca de 300 torcedores de organizadas fizeram um protesto contra a situação do time no Brasileirão. No fim da atividade, o técnico Jair Ventura, dirigentes e o goleiro Cássio tiveram um encontro com os líderes da manifestação. "Não tenho medo de cair", afirmou Cássio, em coletiva, momentos antes do ato acontecer na porta do Centro de Treinamento do Timão.

Manual do secador

Além de ter que vencer o Corinthians em seu território, o torcedor do Vasco precisa ter visão além do alcance para ficar ligado nos outros rivais que também querem se manter longe da zona de rebaixamento. Então, preste atenção a quem você, vascaíno, deve secar nessa 35ª rodada: torcer por tropeços de Vitória (diante do Atlético-PR, em Salvador), Sport (contra o Flamengo, em Recife), Chapecoense (diante do Grêmio, em Porto Alegre) e Ceará (contra o Fluminense, no Maracanã).