Mais Lidas

Alerta para as mulheres

Médico fala sobre importância do teste para identificar alergias a cosméticos

O cuidado com a estética é parte da rotina de toda mulher. Além do uso de produtos para limpar e revitalizar a pele, elas recorrem a maquiagens, esmaltes e tratamentos capilares para realçar a beleza. Mas, para muitas, o simples fato de se embelezar pode se tornar um pesadelo, devido a alergias a determinados produtos.

Para evitar essas situações, o ideal é se submeter a um teste de alergia, que lhe dará uma noção sobre o que pode ou não usar. Caso o resultado do teste mostre que, de fato, a mulher é alérgica a substâncias presentes no seu uso diário, não há porque se desesperar. Atualmente, existem uma série de alternativas de cosméticos e outros produtos de beleza para quem sofre com esse problema. Além disso, há também tratamentos específicos para conter tais alergias.

O alergologista José Roberto Zimmerman, diretor da Alergo ar, explica que o exame mais comum para detectar esse tipo de dermatite é o teste de contato para cosméticos, onde o paciente é exposto a substâncias utilizadas em produtos de beleza para ter certeza se é uma irritação ou alergia.

Zimmerman conta que as mulheres que apresentaram irritação após o uso de algum produto precisam ter atenção redobrada e procurar um especialista o quanto antes. Ele também dá detalhes de como é feito o exame.

"O teste de contato é feito com 30 a 40 pequenos discos que são retirados após 48h. O local em que foi feita a amostragem é marcado. Após mais 48h, uma nova leitura é feita no mesmo local. Uma vez que a primeira leitura pode indicar apenas irritação, a segunda leitura pode confirmar ou não a alergia", afirma o médico.

Outro alerta é que essas alergias podem estar relacionadas a corantes e conservantes, além de metais.