Mais Lidas

Hoje tem o Clássico dos Milhões à moda antiga

Sem transmissão pela TV, Vascão e Mengão medem forças à noite, no Maracanã, e 'obrigam' cruzmaltinos e rubro-negros a reviver os tempos dos jogos pelo rádio

Na onda do século 20, Vasco e Flamengo farão hoje, às 21h, o primeiro clássico do Rio em 2020, e será à moda antiga. Isso porque a partida, válida pela segunda rodada da Taça Guanabara, não terá transmissão por imagens e apenas quem comparecer ao Maracanã poderá ver o jogo. Outra forma de acompanhar o duelo é pelo rádio, que marcou o início das narrações esportivas antes do surgimento da televisão.

José Carlos Araújo, o Garotinho, um dos personagens icônicos do radialismo no futebol brasileiro, avaliou o desacordo entre o Flamengo e a Rede Globo para televisionar as partidas do Rubro-Negro no Campeonato Carioca.

"Na verdade, eu penso que o rádio se beneficia com toda essa situação, mas o fato é que quem mais perde nessa história é o torcedor. Não são todos que conseguem ir aos estádios acompanhar o time do coração. Com esse problema, ninguém sai feliz no fim das contas", disse o narrador.

Garotinho ainda comentou como o rádio e a TV convivem no futebol: "Atualmente, acredito que o rádio funciona como um complemento da televisão. Com o passar do tempo, culturalmente, os torcedores se acostumaram a assistir ao futebol de casa, com imagens. Só que eu sinto que eles ainda querem uma adrenalina a mais e o rádio consegue suprir essa necessidade".

Em relação à partida de hoje, que contará com as duas equipes Sub-20 — o grupo principal do Rubro-Negro está de férias e o Cruzmaltino será poupado pelo técnico Abel Braga, com algumas exceções —, o locutor revelou não ter um favorito, devido à imprevisibilidade dos confrontos recentes. Para ele, o 4 a 4 no Brasileiro de 2019 é um exemplo.

Sobre as críticas que Abelão tem recebido por usar reservas, Garotinho diz entender tal estratégia: "Eu o conheço bem, não é de fugir da raia. A decisão de escalar o Sub-20 foi calculada. Ele está seguindo o planejamento que traçou para a Taça Guanabara".