Mais Lidas

A Superliga é inevitável

Grandes clubes da Europa estão em rota de colisão com a Uefa

A bola oficial da Liga dos Campeões da Uefa
A bola oficial da Liga dos Campeões da Uefa -
A notícia sacudiu o mundo da bola. Doze das maiores potências da Europa se uniram e anunciaram a criação da Superliga, competição que será composta por 20 clubes, 15 fundadores (três ainda não confirmaram) como presença permanente e cinco convidados por edição. A Fifa, a Uefa e as federações estão em pânico, mobilizam jogadores, formadores de opinião, torcedores, fazem ameaças, mas sabem que vai ser briga perdida. Grandes investidores que assumiram os clubes se uniram, e com o suporte de um grande banco americano, aportarão 4 bilhões de euros (cerca de R$ 24 milhões) no evento que nasce mirando a plateia mundial com contratações de grandes astros, semifinais e final apoteótico, do jeitinho que a galera gosta.. Os clubes da América do Sul, presos a modelos de gestão arcaicos, ficarão mais isolados, sem chance de fazer algo parecido. O mega torneio tem início previsto para agosto, talvez um blefe, apenas para analisar as reações, mas é o que anunciam e cedo ou tarde virá.

E AGORA?

O modelo de gestão dos clubes brasileiros sempre foi criticado e o modelo europeu apontado como exemplo. Pois bem, foi graças a esse modelo de clube com dono, que aqui confundem com clube empresa, que nasceu a ideia da Superliga. Os donos são investidores. Se botam dinheiro, querem lucros e quanto mais melhor. O curioso é que os mesmos que desciam o sarrafo na Fifa, Uefa, Conmebol e que tais, agora pulam na rinha para defendê-las.

PEDALADAS

O Flamengo pensa como os que bolaram a Superliga. Uma equipe capaz de dominar o futebol no continente e atrair atenções no mundo. Deve sonhar com um convite.
O Fluminense saberá da sua força amanhã diante do River Plate. Um bom resultado será fundamental.
Demissão de José Mourinho no Tottenham comprova que lá, como cá, técnico é bom enquanto vence.

BOLA DENTRO

O campeonato do Rio de Janeiro caminha para o final com bom nível de arbitragem. VAR colaborou muito com a ausência. Vejamos o que nos espera nas finais.

BOLA FORA

A Superliga de fato vai elitizar ainda mais o futebol, os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, mas isso é realidade no mundo e por aqui não é diferente.

Comentários