Mais Lidas

Tiquinho Soares faz golaço, mas Botafogo perde para o Palmeiras no Nilton Santos

O Botafogo vinha de quatro jogos sem perder; além disso, a defesa não havia sido vazada nas últimas três partidas

Momento em que Piquerez, do Palmeiras, marca Júnior Santos, do Botafogo
Momento em que Piquerez, do Palmeiras, marca Júnior Santos, do Botafogo -
A invencibilidade do Botafogo chegou ao fim. Nesta segunda-feira, o Alvinegro foi derrotado pelo Palmeiras por 3 a 1 no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tiquinho Soares, com um golaço de fora da área, abriu o placar para os cariocas. Entretanto, Gustavo Scarpa, Mayke e Dudu viraram o jogo para o Alviverde.
Com o resultado, o Glorioso fica na décima colocação, com 37 pontos conquistados - cinco de distância para o G8. Já a equipe paulista segue na liderança isolada, com 63 pontos - dez de vantagem para o segundo colocado. 
Agora, as duas equipes viram a chave para a 30ª rodada do Brasileirão. O Botafogo volta a campo já na próxima quinta-feira, às 20h, para enfrentar o Avaí na Ressacada. Já o Palmeiras recebe o Goiás no Allianz Parque, às 19h, também na quinta-feira.

O JOGO

O primeiro tempo foi animado no Nilton Santos. O Palmeiras começou melhor, pressionou o Botafogo e chegou a colocar uma bola na trave. Mas foi o Glorioso que abriu o placar - e com um golaço. Aos 19 minutos, Saravia tabelou com Eduardo, avançou pelo meio, passou por Zé Rafael e tocou para Tiquinho Soares. O centroavante bateu de primeira no canto esquerdo do Weverton, que se esticou todo e até tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.

A festa do Botafogo, contudo, durou pouco. Isso porque o Alviverde continuou em cima e, menos de cinco minutos depois, Gabriel Pires deu um tapa na bola dentro da área. O árbitro Wilton Pereira Sampaio foi chamado ao VAR e, rapidamente, assinalou a infração. Na cobrança, Gustavo Scarpa finalizou com categoria e deixou tudo igual.

O Glorioso não se intimidou e quase conseguiu tomar a frente no placar mais uma vez. Júnior Santos fez boa jogada individual pelo lado direito, driblou Piquerez e chutou fechado. A bola foi para fora, mas levou perigo à meta palmeirense.

Apesar disso, o Palmeiras manteve a pegada ofensiva, e o Botafogo não resistiu à pressão. Aos 35 minutos, Piquerez recebeu a bola pelo lado esquerdo, invadiu a área, deixou Saravia no chão duas vezes e bateu cruzado. Mayke apareceu livre na segunda trave para fazer o segundo dos paulistas.

Na etapa complementar, o Botafogo voltou desligado e viu o Palmeiras ditar o ritmo da partida. Nesse cenário, a desvantagem aumentou. Aos 14 minutos, Gabriel Pires perdeu a bola na intermediária, e o Alviverde puxou contra-ataque. Rony recebeu pelo lado direito, entrou na área e tocou para o lado. A bola passou por Danilo e chegou em Dudu, que bateu de primeira, sem chances de defesa para Gatito.

O domínio do Palmeiras se manteve até quase metade do segundo tempo. Aos 23 minutos, Zé Rafael cometeu falta dura em Eduardo e levou o segundo cartão amarelo. Com um homem a mais, Luís Castro fez alterações para colocar o time para frente. O Botafogo até melhorou, equilibrou mais a partida, mas não conseguiu furar a defesa paulista.

 

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x3 Palmeiras
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Gols: Tiquinho Soares (1-0)(19'/1ºT) / Gustavo Scarpa (1-1)(25'/1ºT) / Mayke (1-2)(35'/1ºT) / Dudu (1-3)(14'/2ºT)
Cartões amarelos: Kanu, Tchê Tchê, Rafael, Hugo e Del Piage (BOT) Gustavo Gómez, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Abel Ferreira (PAL)
Cartão vermelho: Zé Rafael (PAL)

BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
Gatito; Saravia (Rafael, 06'/2ºT), Kanu (Matheus Nascimento, 31'/2ºT), Adryelson e Hugo; Tchê Tchê (Del Piage, 31'/2ºT), Gabriel Pires (Victor Sá, 16'/2ºT) e Eduardo; Junior Santos (Gustavo Sauer, 16'/2ºT), Jeffinho e Tiquinho Soares.

PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez (Vanderlan, 39'/2ºT); Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Atuesta, 26'/2ºT); Mayke (Kusevic, 32'/2ºT) Dudu (Gabriel Menino, 26'/2ºT) e Rony (Rafael Navarro, 26'/2ºT).