Mais Lidas

Projeto para pedestres

Novidade da Prefeitura vai ofertar mais espaços para caminhadas nos bairros

Prefeitura inicia amanhã o projeto Rio   Pedestres, que vai abrir mais espaços para que moradores possam caminhar. Iniciativa começa pela Tijuca e será avaliada pelos usuários
Prefeitura inicia amanhã o projeto Rio Pedestres, que vai abrir mais espaços para que moradores possam caminhar. Iniciativa começa pela Tijuca e será avaliada pelos usuários -

A Prefeitura do Rio vai abrir mais espaços para as pessoas caminharem por seus bairros. É a experiência urbanística Rio Pedestre, que começa pela Tijuca, na Zona Norte da cidade. O teste vai durar dois dias, no entorno da estação São Francisco Xavier do metrô. As mudanças, que causarão a proibição de lugares para estacionar e alterações de pontos de ônibus, serão colocadas em prática amanhã e na segunda-feira.

Hoje, às 8h, começa a operação para pintar o chão e preparar a intervenção temporária. Na terça-feira, as ruas voltarão às suas demarcações normais e moradores avaliarão o teste. Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal orientarão motoristas e pedestres.

Será feita a ampliação das calçadas da Praça Carlos Paolera, da Rua São Francisco Xavier, em frente à igreja, e nas esquinas com as ruas Heitor Beltrão e Doutor Satamini. As novas calçadas serão protegidas por 200 cones e 80 vasos de plantas. Além disso, serão criadas seis faixas de pedestres novas e as já existentes serão aumentadas.

"Esta intervenção na São Francisco Xavier é o que há de mais contemporâneo nas soluções preconizadas para limitar definitivamente o espaço do automóvel na cidade do Rio", disse Verena Andreatta, secretária de Urbanismo.

O estacionamento está proibido até 17h de terça-feira em três locais: ao lado direito da Rua São Francisco Xavier, trecho entre a Rua Pereira de Siqueira e a Avenida Heitor Beltrão; Avenida Heitor Beltrão, lado oposto ao Metro São Francisco Xavier, no trecho junto à Praça Carlos Paolera; e na Rua São Francisco Xavier, em frente ao número 68. Os pontos de parada de quatro linhas de ônibus serão alterados e essas modificações estarão sinalizadas nos locais.

Prefeitura inicia amanhã o projeto Rio Pedestres, que vai abrir mais espaços para que moradores possam caminhar. Iniciativa começa pela Tijuca e será avaliada pelos usuários fotos divulgação
ALTERAÇÃO EM ESTACIONAMENTO DE CARROS E PONTO DE ÔNIBUS FOTOS divulgação