Mais Lidas

Conheça a trajetória de Cadu Barcellos, cineasta morto no Rio

Cineasta foi assassinado na madrugada desta terça-feira, no Centro do Rio, ao ser atacado por uma pessoa armada com uma faca

Cadu Barcellos é um dos criadores da ONG Maré Viva e atuava como assistente de direção do 'Greg News'
Cadu Barcellos é um dos criadores da ONG Maré Viva e atuava como assistente de direção do 'Greg News' -
Rio - Apesar da pouca idade, 34 anos apenas, o cineasta Carlos Eduardo Barcellos Sabino mantinha destaque no cenário brasileiro. Cadu Barcellos, que foi morto esfaqueado na madrugada desta terça-feira, no Centro do Rio, é um dos responsáveis pela criação da ONG Maré Vive.

Nas redes sociais, representantes da ONG se despediram do amigo. "Hoje nós do Maré Vive estamos de LUTO, mesmo que o amanhã ainda seja de Luta. Perdemos um amigo para essa violência diária, cria da Favela que esteve conosco tantas vezes. Existe um projeto de Estado que continuará tirando vidas, seja direta ou indiretamente. Nosso abraço forte e solidário pra a família, em especial pra Dona Neilde, e aos nossos amigos que estão sem chão e sem acreditar nessa partida tão precoce. Seu legado foi deixado, Cadu. Obrigado!".


Na comunidade onde viveu, além de promover cursos de internet e audiovisual, o cineasta participou do corpo de dança da Maré, dirigido pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo.

Atualmente, Cadu Barcellos, como era conhecido, trabalhava como assistente de direção do programa Greg News, dos canais HBO. O programa é produzido pelo Porta dos Fundos.

Barcellos assinou a direção da série "Mais X favela", lançado em 2011 no canal Multishow. Foi um dos integrantes da equipe que produziu o documentário "5x Pacificação", de 2012.

O cineasta dirigiu o episódio "Deixa voar", do longa "Cinco Vezes Favela – Agora por nós mesmos", de 2010, produzido por Cacá Diegues e Renata Almeida Magalhães.