Mais Lidas

Anvisa autoriza a retomada do estudo com a vacina CoronaVac

A Agência divulgou a decisão após ter recebido os documentos oficiais sobre o evento adverso que paralisou a pesquisa

CoronaVac, vacina que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac com apoio do Instituto Butantan
CoronaVac, vacina que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac com apoio do Instituto Butantan -
Nesta quarta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a autorização para retomada dos estudos com a vacina CoronaVac. A pesquisa tinha sido suspensa, na última segunda-feira, por conta de um evento adverso com um dos voluntários. 
Em nota, a Anvisa afirmou que já obteve os dados necessários para decidir continuar com o estudo: "após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a ANVISA entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG inesperado e a vacina".
Anteriormente, o IML já tinha divulgado um laudo sobre a morte do voluntário, provando que não teria relação com o imunizante, mas a Anvisa decidiu manter a suspensão dos testes enquanto não recebesse documentos oficiais. No comunicado, a Agência afirmou que recebeu os dados na tarde de terça-feira e que não está divulgando a causa do evento adverso "em respeito à privacidade e integridade dos voluntários de pesquisa".
O órgão também reforçou que é  "importante esclarecer que uma suspensão não significa necessariamente que o produto sob investigação não tenha qualidade, segurança ou eficácia. A suspensão e retomada de estudos clínicos são eventos comuns em pesquisa clínica e todos os estudos destinados a registro de medicamentos". 
CoronaVac, vacina que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac com apoio do Instituto Butantan Governo de São Paulo
CoronaVac AFP