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Qual é a carga certa?

Especialista explica diferença entre os novos tipos de baterias presentes no mercado

Carros com start-stop precisam de baterias com maior capacidade de carga
Carros com start-stop precisam de baterias com maior capacidade de carga -

Antes da revolução tecnológica da indústria automotiva, as baterias eram responsáveis apenas para auxiliar na partida e sustentar sistemas, como vidros elétricos e ar-condicionado. Porém, hoje os carros contam com equipamentos mais complexos, necessitando de cargas maiores de energia para dar conta das funcionalidades.

Essa mudança do segmento também reflete no bolso do consumidor. Uma bateria convencional, por exemplo, custa cerca de R$ 300. O equipamento mais complexo custa pelo menos o dobro disso: varia de R$ 600 a R$ 1 mil, valor das baterias do tipo EFB e AGM, respectivamente.

Segundo Marcos Randazzo, engenheiro de aplicação da Heliar, o surgimento do 'Start-Stop' foi um dos grandes motivos para o investimento em novas tecnologias. O sistema desliga o motor do veículo em paradas rápidas, como sinais de trânsito e engarrafamentos. Em veículos equipados com esses sistemas, a bateria sustenta toda a parte elétrica, quando é realizada a parada. Durante o funcionamento do veículo, essa função é do alternador. "Quando a embreagem é acionada novamente, o sistema dá a partida no carro. Tudo isso de forma automática, silenciosa e rápida", explica. O objetivo desse sistema é promover economia de combustível e reduzir a emissão de poluentes.

As baterias do modelo EFB (Baterias Convencionais Melhoradas) são as mais indicadas para os veículos com sistema simples de Start-Stop. O modelo é a evolução das baterias convencionais (SLI).