Mais Lidas

Defeitos de fabricação

BMW, Toyota e Mercedes-Benz lideram ranking de recalls no primeiro trimestre

BMW, Toyota e Mercedes-Benz foram as empresas que mais convocaram veículos para reparo de defeitos de fabricação, os populares recalls, no primeiro trimestre desse ano. Os ranking negativo foi revelado pelo Papa Recall, aplicativo que avisa proprietários sobre os chamamentos. Segundo a empresa, praticamente um terço das fabricantes (32%) realizou alguma campanha e o problema mais relatado nas convocações foi defeito dos airbags.

A BMW, primeira colocada do ranking, registrou oito recalls. Em segundo lugar, a Toyota, com cinco chamamentos, seguida pela Mercedes-Benz com quatro. Ainda de acordo com o aplicativo, os três primeiros meses deste ano registraram 34 campanhas, afetando 13 montadoras e 66 modelos diferentes de veículos. Ao todo, em 44% desses recalls afetaram os carros cadastrados no aplicativo.

Contudo, entre todos os proprietários são os motoristas de Audi que precisaram ficar mais atentos. O Audi A5 teve 12 recalls únicos nos três primeiros meses do ano, enquanto que o Audi A4 realizou dez — o Saveiro ficou na terceira posição com sete chamadas. No total, 8% dos modelos que circulam no Brasil foram afetados.

Mais unidades

Apesar de ter convocado quase 380 mil unidades por problemas nos airbags, a Toyota fez isso em apenas uma convocação. Então, não aparece no topo da lista das montadoras que mais convocaram. Registrou o chamado de quase 380 mil carros por problemas nos airbags. A falha afetou unidades do Corolla, Fielder, Etios hatch e sedã, Hilux e SW4.

Outro destaque negativo do trimestre foi a campanha realizada pela Volkswagen, que convocou mais de 100 mil unidades de Polo e Virtus após serem identificados problemas no revestimento das colunas centrais do carro, que podem afetar o funcionamento dos airbags laterais.

Em alguns casos, a fabricante está realizando a recompra de veículos. No total, 194 carros de diversos modelos e anos serão recomprados pela montadora por 100% do valor na Tabela Fipe.