Mais Lidas

Com os canos à mostra

Sem necessidade de rebaixamento de gesso, opção de decoração pode reduzir custos

Estilo de decoração surgiu em Nova York, nos anos 1950, quando galpões foram transformados em casas
Estilo de decoração surgiu em Nova York, nos anos 1950, quando galpões foram transformados em casas -

Despretensioso e prático, o estilo de decoração que deixa a tubulação aparente vem caindo no gosto dos moradores. A técnica deixa de lado acabamentos perfeitos e, com as estruturas à mostra, confere ar moderno e despojado à ornamentação da casa. Em relação aos custos, há prós e contras, como explicam as profissionais ouvidas pelo MEIA HORA, que ainda dão dicas sobre os materiais apropriados.

Surgida em Nova York, nos Estados Unidos, nos anos 1950, época em que antigos galpões foram transformados em moradia, a tubulação aparente pode ser constituída por diferentes materiais. O mais comum na rede elétrica é o aço galvanizado, pois ele é resistente e econômico. No caso da instalação hidráulica, os mais indicados são os canos de cobre ou PVC.

Em relação aos custos, a falta de necessidade de rebaixamento de gesso ou de qualquer outro artifício que esconda os conduítes significam corte de custos. "Não é preciso rebaixar o forro, pois a tubulação aparente pode ser instalada diretamente na laje. Como o pé-direito original permanece inalterado, ganha-se amplitude nos espaços", diz a arquiteta Carina Korman.

Porém, segundo a designer de interiores Ana Veirano, a necessidade de profissionais especializados encarece a instalação. "O material e a mão de obra são mais caros cerca de 20% na comparação com a instalação da tubulação tradicional", explica.