Mais Lidas

Centros de Cidadania LGBTs são inaugurados no Estado

Carol Caldas, Superintendente de Políticas LGBTs do Estado do Rio de Janeiro, destaca a importância de garantir direitos civis

Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão, a Superintendente de Políticas LGBTs do Estado do Rio de Janeiro, Carol Caldas e Cátia Cilene, coordenadora do Centro de Cidadania Baixada III em Nova Iguaçu
Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão, a Superintendente de Políticas LGBTs do Estado do Rio de Janeiro, Carol Caldas e Cátia Cilene, coordenadora do Centro de Cidadania Baixada III em Nova Iguaçu -
A Secretaria de estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) inaugurou, nesta quinta-feira (06) dois Centros de Cidadania LGBT. Pela manhã, Nova Iguaçu recebeu a unidade Baixada III, e o centro Capital II foi aberto à tarde em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
"Nova Iguaçu ganha um equipamento que visa resguardar direitos civis. Segundo dados do dossiê LGBT 2018 elaborado pelo INSP (Instituto de Segurança Pública), pelo menos umapessoa é vítima de LGBTfobia por dia no estado do Rio de Janeiro. Além disso, 55,0% das vítimas conheciam os autores (familiares, vizinhos ou demais conhecidos).Outro dado que chamou a atenção foi que 43,4% das vítimas sofreram violência em ambientes residenciais. Dentre as violências sofridas e registradas, a violência moralcorrespondeu a mais de 50,0%, seguidas pelas violências física e psicológica", afirma Carol Caldas Superintendente de Políticas LGBTs do Estado do Rio de Janeiro.

Dificuldades na identificação

No que tange à identificação da população LGBT+, para um expressivo número de vítimas, não é possível identificar a sua orientação sexual (45,5%) e/ou identidadede gênero (58,9%), mesmo essas fazendo um registro de violência motivada por LGBTfobia.

"O problema da subnotificação e/ou identificação das pessoas LGBT+ pode ocorrer em outras áreas, como nas unidades de saúde e nos serviços de apoio e proteção dapopulação LGBT+. Estamos aqui para dar vez e voz a toda população", finaliza Carol Caldas.

Atendimento

Destinados à realização de atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais para a população LGBTI, os espaços são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) e as Prefeituras locais.

Serviço

Centros de Cidadania LGBT Baixada III
Endereço: Rua Teresinha Pinto, 297 - Centro - Nova Iguaçu

Centro de Cidadania LGBT Capital II
Endereço: Av. Cesário de Melo, 12735 - Santa Cruz - Rio de Janeiro