A estratégia de 'esportivar' carros não é novidade entre as montadoras, mas fazia algum tempo que a Fiat não investia nesse tipo de versões para os seus sedãs. A configuração Sporting do Siena foi uma das últimas tentativas da marca. Por diversos motivos, como a falta de características que realmente justificassem a nomenclatura, a versão não se saiu tão bem nas vendas. Oito anos depois e cá estamos de volta. Agora é a vez do Cronos ganhar opção com perfil esportivo. Topo de gama, a HGT é vendida por R$ 78 mil e se inspira no irmão Argo, porém sem incrementar a mecânica com nenhum tempero adicional.
Já que o apelo é puramente visual, vamos focar a avaliação no que de fato o modelo traz como diferencial. Ao contrário do Siena Sporting, que não tinha bom 'body kit', a variante 'esportivada' do Cronos acerta nas escolhas que faz. Por fora, vem com rodas de liga aro 17, spoiler e retrovisores em preto, grade frontal com acabamento em black piano, maçanetas na cor do veículo e logos Fiat escurecidos. A versão avaliada incluía, ainda, teto preto. Tudo para deixar o sedã com pegada de mal. E funcionou.
Mas a pegada agressiva para por aí. A opção não tem nenhuma mudança mecânica em relação a Precision 1.8, antiga opção topo. Segue o motor 1.8 E.torQ de 139 cavalos de potência a 5.750 rpm e 19,3 kgfm de torque aos 3.750 giros. O câmbio automático de seis velocidades e os ajustes das suspensões também são os mesmos das versões citadas.
Por uma semana, conferimos o comportamento do Cronos "esportivado". Foram cerca de 300 km percorridos em perímetro urbano e rodoviário. Na avaliação, o Cronos HGT provou o que sugere a sua ficha técnica: ele é o 'esportivo' para quem quer conforto e um rostinho bonito, mas não se importa com um comportamento mais picante.
Após intensas chuvas, Rio sai do Estág...
'Flamengo não ganhou nada até agora', ...
Adriana Esteves fala sobre reprise de Av...
Éramos Seis...
Turnê 'Nossa História' de Sandy e Juni...
Carnaval: Escola de samba do Rio paralis...