Mais Lidas

Cronos 'esportivado'

Sedã compacto Fiat ganha visual ousado, mas mecânica continua a mesma

Logo da Fiat tem fundo escurecido na versão topo
Logo da Fiat tem fundo escurecido na versão topo -

A estratégia de 'esportivar' carros não é novidade entre as montadoras, mas fazia algum tempo que a Fiat não investia nesse tipo de versões para os seus sedãs. A configuração Sporting do Siena foi uma das últimas tentativas da marca. Por diversos motivos, como a falta de características que realmente justificassem a nomenclatura, a versão não se saiu tão bem nas vendas. Oito anos depois e cá estamos de volta. Agora é a vez do Cronos ganhar opção com perfil esportivo. Topo de gama, a HGT é vendida por R$ 78 mil e se inspira no irmão Argo, porém sem incrementar a mecânica com nenhum tempero adicional.

Já que o apelo é puramente visual, vamos focar a avaliação no que de fato o modelo traz como diferencial. Ao contrário do Siena Sporting, que não tinha bom 'body kit', a variante 'esportivada' do Cronos acerta nas escolhas que faz. Por fora, vem com rodas de liga aro 17, spoiler e retrovisores em preto, grade frontal com acabamento em black piano, maçanetas na cor do veículo e logos Fiat escurecidos.  A versão avaliada incluía, ainda, teto preto. Tudo para deixar o sedã com pegada de mal. E funcionou.

Mas a pegada agressiva para por aí. A opção não tem nenhuma mudança mecânica em relação a Precision 1.8, antiga opção topo. Segue o motor 1.8 E.torQ de 139 cavalos de potência a 5.750 rpm e 19,3 kgfm de torque aos 3.750 giros. O câmbio automático de seis velocidades e os ajustes das suspensões também são os mesmos das versões citadas.

Por uma semana, conferimos o comportamento do Cronos "esportivado". Foram cerca de 300 km percorridos em perímetro urbano e rodoviário. Na avaliação, o Cronos HGT provou o que sugere a sua ficha técnica: ele é o 'esportivo' para quem quer conforto e um rostinho bonito, mas não se importa com um comportamento mais picante. 

Logo da Fiat tem fundo escurecido na versão topo Lucas Cardoso
A traseira é incrementada por um spoiler alongado e preto na tampa do porta-malas fotos de Lucas Cardoso
Interior da versão abusa dos tons escurecidos no painel, teto e bancos. Volante também tem logo com fundo em preto Lucas Cardoso