Mais Lidas

Dicas para a lancheira saudável

Especialista ensina o passo a passo para uma merenda mais nutritiva

Frutas, sucos naturais e biscoitos integrais são bem-vindos no lanche
Frutas, sucos naturais e biscoitos integrais são bem-vindos no lanche -

Com o dia a dia cada vez mais corrido, fica difícil para os pais não recorrer a alimentos prontos ou processados na hora de montar a lancheira das crianças. Para ajudá-los nesta tarefa, a nutricionista Cintya Bassi dá dicas para um lanche escolar rico em opções saudáveis e nutritivas.

"É importante evitar repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente. Alimentos como iogurtes e frios podem estragar se mantidos fora da geladeira. Por isso, uma lancheira térmica é indicada", diz.

Cintya orienta incluir uma fruta na lancheira todos os dias. "É possível pode estimular o consumo de frutas se elas forem picadas em formatos diferentes", explica.

Além disso, é válido colocar uma garrafinha de água na mochila e incentivar a criança a beber ao longo do dia. "Água de coco e sucos naturais também podem fazer parte do lanche. Os pais podem congelar os líquidos em forminhas de gelo um dia antes, pois assim estarão ainda geladinhos para o consumo", recomenda. Ela alerta para os sucos de caixinha. "Opte pelos integrais, sem adição de açúcar ou aditivos".

Uma opção de carboidrato também é bem vinda. "Pães, wrap, biscoitos integrais ou sem recheio e barras de cereais são boas fontes de energia", explica Cintya. Como acompanhamento, ela sugere geleia de frutas, margarina, requeijão light ou cream cheese.

Em último caso

Caso a criança consuma salgados na escola, a dica é orientar a preferência pelos assados, como pão de queijo e esfihas. "É bom evitar pães brancos, salgadinhos, chocolates e refrigerante, pois desequilibram a dieta. Combine com ela um dia da semana para consumo desses alimentos".