Mais Lidas

Família acusa hospital de erro médico e bebê pode ter perna amputada

Brian Rodrigues Santos de Lima, de apenas 1 ano, que passou três meses internado no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, teve um acesso interrósseo colocado na perna, que desde então está muito roxa e inchada

Pequeno Brian com a mãe: criança corre risco de perder perna após possível erro médico
Pequeno Brian com a mãe: criança corre risco de perder perna após possível erro médico -

Rio - O pequeno Brian Rodrigues Santos de Lima, de apenas 1 ano, que passou três meses internado no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, corre o risco de perder a pena direita após um suposto erro médico. No dia 3 de agosto, a criança deu entrada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, com pneumonia. Naquela ocasião, por falta de vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a criança, que é portadora de Síndrome de West, precisou ser transferida para a unidade médica no interior do estado.

De acordo com familiares, por morarem em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, há meses eles pediam ao hospital a transferência do bebê para a capital carioca, o que foi negado pela unidade do interior do estado. No último sábado, a perna de Brian começou a ficar roxa após profissionais colocarem um acesso interrósseo para soro e medicamentos.

"Eles colocaram na quinta-feira (a agulha intraósseo) na perninha dele, e disseram que era para salvar a vida. (Agora) o meu filho corre o risco de ficar ser uma das pernas. (No sábado), a médica me ligou e disse que era para eu ir o mais rápido possível ao hospital porque o meu filho havia piorado. Quando eu cheguei lá a perninha estava roxa", lembra a dona de casa Samantha Lima Rodrigues, 25, mãe do pequeno. "A médica muito tranquila disse que ele poderia ter a perna amputada. Não explicando o que tinha acontecido", completa a mulher.

Perna de Brian inchou após ser colocado acesso no membro. Outras imagens que O DIA teve acesso a mostram totalmente roxa - Arquivo pessoal

Na quarta-feira, após o bebê ser avaliado por um especialista, os médicos fizeram um exame para saber a real situação da perna e resolveram transferir a criança para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, o Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por considerarem que seu estado de saúde é grave.

"Após verem que fizeram algo de errado, a direção do hospital, rapidamente, resolveu achar vaga e transferir o meu filho. Tenho certeza que eles quiseram abafar o problema", conta emocionada Samantha. Os familiares do pequeno Brian pretendem acionar o estado judicialmente. "É péssimo ver seu filho nesse estado. Ele entrou lá para ser ajudado e eles acabaram atrapalhando ainda mais a vida do meu filho", completa a dona de casa.

A reportagem entrou em contato com Secretaria Estadual de Saúde e pediu uma posição sobre as acusações feitas pela mãe do pequeno Brian, mas ainda não obteve resposta. 

Pequeno Brian com a mãe: criança corre risco de perder perna após possível erro médico Arquivo pessoal
Perna de Brian inchou após ser colocado acesso no membro. Outras imagens que O DIA teve acesso a mostram totalmente roxa Arquivo pessoal