Mais Lidas

Ladrões furtam a rodo

Casos disparam em Campo Grande e delegacia registra maior número em 13 anos

Câmera de segurança flagrou furto da moto de Rafael Oliveira
Câmera de segurança flagrou furto da moto de Rafael Oliveira -

O eletricista de automóveis Rafael Oliveira deixou sua moto estacionada fora da oficina por algumas horas e desde então nunca mais a viu. Foi mais uma das centenas de vítimas de um crime recorrente em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. A delegacia do bairro, a 35ª DP, é a que mais registrou furtos de veículos no Estado do Rio (433 neste ano). Em julho, foram 81 ocorrências do tipo, maior número em um mês desde 2008. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).

"Pela câmera de segurança, vi um homem passou e carregou a moto andado para uma rua próxima. Depois, devem ter colocado em um carro. Não tinha seguro", relatou Rafael.

Os números de Campo Grande assustam, mas o problema se estende a todo o estado. Em julho de 2021 foram 1.219 furtos de veículos no Rio, número mais alto desde janeiro do ano passado.

Roubos de veículos também tiveram aumento em julho, quando 2.125 pessoas foram vítimas do crime, maior númeor desde março. Um deles foi o entregador Matheus Vignoli, em um dos 67 casos registrados pela 35ª DP.

"Parei para entregar o lanche e assim que buzinei, me renderam e mandaram deitar no chão. Levaram a moto e me mandaram correr", contou.

Rastreador ajuda na recuperação

Até o mês de julho, 8.540 veículos roubados foram recuperados no estado do Rio, também de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). Muitas das recuperação foram graças aos rastreadores, que ajudam muito na hora de localizar o automóvel. Rafael Xavier, gestor da Ion Proteção Veicular, disse que a recuperação é quase certa nos casos em que há rastreador.

"É importante tanto para nós, associação, quanto para o associado, que pode ficar monitorando. O rastreador é de suma importância na hora de informar o roubo para localizar, junto com a polícia. Em 99% dos casos, a gente recupera", explica Rafael.

Para instalação do objeto, é cobrada uma taxa de R$ 50.

Quadrilha presa no início do ano

A onda de furtos de veículos não chega a ser novidade na região. O delegado Marcio da Cunha Braga, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), contou que agentes prenderam no início do ano uma quadrilha que praticava os furtos na Zona Oeste e levava para a Região dos Lagos. Seis pessoas foram presas na operação.

Por outro lado, o delegado destacou a diminuição dos roubos e furtos de veículos em 2021 na comparação com a média dos cinco anos anteriores (2016/2020). Os dados da delegacia apontam uma redução de mais de 40%.

Comentários