Mais Lidas

Miliciano criado com Tandera em Santa Cruz se uniu a Zinho

Segundo a Polícia Civil, Bibi foi levado para a milícia por Tandera e atualmente é seu rival na guerra entre os paramilitares

Danilo Dias Lima, o Tandera
Danilo Dias Lima, o Tandera -

Ainda na adolescência, Bibi, de 29 anos, se mudou de Cosmos para o Jesuítas, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. Mesmo sendo oito anos mais novo que Danilo Dias Lima, o Tandera, não demorou para se aproximar do vizinho de rua, que veio a se tornar um dos principais milicianos do Estado. Entretanto, de amigos de infância, eles se tornaram inimigos e, atualmente, Bibi disputa a guerra da milícia ao lado de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho.

De acordo com a Polícia Civil, Bibi se tornou paramilitar há pelo menos seis anos, a convite de Tandera, que na época era aliado ao clã da família Braga e subordinado a Carlos Alexandre da Silva, o Carlinhos Três Pontes.

No início, o trabalho de Bibi era cobrar os serviços explorados pela milícia, como gatonet. Mas ele ascendeu no grupo e alcançou um cargo de confiança. Bibi foi preso em janeiro de 2017, apontado como responsável por comandar os negócios de Carlinhos Três Pontes em Santa Cruz - morto três meses depois durante uma operação da Polícia Civil.

Foi depois da prisão que a briga entre os amigos de infância começou. Bibi teria se sentido desassistido por Tandera, que não teria o ajudado a sair da cadeia.

Miliciano trocou de grupo na cadeia

Wellington da Silva Braga, o Ecko, foi quem assumiu a milícia após a morte do irmão, Carlinhos, e fez sociedade com Tandera, dando para ele o controle das atividades ilegais do Jesuítas, em Santa Cruz, e de municípios da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu, Queimados e Seropédica. No entanto, dezembro de 2020, os dois entraram em conflito e desfizeram a aliança criminosa.
 
O rompimento entre os grupos atravessou os muros da Penitenciária Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, no Complexo de Gericinó, e na separação das galerias, Bibi acabou ficando do lado dos irmãos Braga.
 
O miliciano ficou preso até agosto deste ano, após a morte de Ecko, em junho.
 
Perfil violento e investigado por homicídio
 
Para a Polícia Civil não demorou muito para Bibi voltar a cometer crimes depois que saiu da prisão. Agora sendo comandado por Zinho, terceiro irmão da família Braga a herdar os negócios da milícia, Bibi está sendo investigado em inquéritos das Delegacias de Homicídios da Capital (DHC) e da Baixada Fluminense (DHBF) que apuram assassinatos durante a guerra contra o grupo de Tandera.
 
Um dos crimes foi cometido no dia 7 de agosto, no bairro Lagoinha, em Nova Iguaçu. A área seria controlada por Tandera e os soldados de Zinho teriam ido até lá para obter informações sobre integrantes da organização criminosa liderada pelo rival, com o objetivo de estabelecer o domínio territorial da região.
 
Investigadores das especializadas informaram ainda que têm indícios da participação dele de forma direta na guerra que está acontecendo entre as duas milícias.
 
Ainda de acordo com a polícia, o perfil violento do miliciano não se restringe apenas aos rivais paramilitares. Contra Bibi existe também registros de violência doméstica. Ele ainda possui anotações criminais por roubo de veículo, homicídio, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e extorsão.

 

Danilo Dias Lima, o Tandera divulgação
Tandera é considerado foragido da Justiça Divulgação

Comentários