Mais Lidas

'Brigadeiros mágicos' na mira: quatro são presos por vender doce com maconha

Ações aconteceram em menos de uma semana

Casal é preso por vender
Casal é preso por vender "brisadeiro" na Lapa. -
Rio - Doce genuinamente brasileiro, o brigadeiro tem um lugar de destaque no coração de grande parte da população e, segundo alguns registros históricos, está completando 77 anos em 2022. A guloseima teria sido uma invenção de uma doceira para as reuniões de campanha do então candidato a presidente, o Brigadeiro Eduardo Gomes, nas eleições presidenciais de 1945.
Mais de sete décadas depois, a iguaria, sempre presente nas paginas de receitas, passou a frequentar outras, completamente inusitadas: as policiais. Os motivos são as recentes prisões de pessoas que incluem na receitas do doce um componente, no mínimo, polêmico - a maconha.
Na madrugada deste domingo (21), agentes do Lapa Presente prenderam um casal que estava vendendo o alimento com  entorpecente na Avenida Mem de Sá. Segundo a Polícia Militar, a equipe estava em patrulhamento quando abordaram a dupla que estava com uma placa escrita 'brigadeiros mágicos'. 
Após a revista, os policiais encontraram 54 doces, R$ 422 em espécie, dois celulares e uma máquina de cartão. O material foi levado para perícia na 5ª DP (Mem de Sá), onde foi constatada a presença de maconha, e os suspeitos foram detidos por tráfico de drogas.
Em cinco dias, quatro presos na Lapa
Se o quitute surgiu nos chás requintados promovidos pelos comitês de senhoras da sociedade que apoiavam a campanha do brigadeiro no Rio, a Lapa tem sido o principal ponto das apreensões dos 'brisadeiros', nome dados aos doces recheados com a droga.
Na última quarta-feira (17), militares do Lapa Presente prenderam outro casal, na esquina da Avenida Gomes Freire com Rua do Resende, por estarem vendendo as guloseimas adulteradas. A equipe foi acionada por um pedestre, que informou que a dupla teria lhe oferecido o alimento. Após buscas no local, os policiais encontram os suspeitos com uma placa escrita 'brisadeiros', inclusive com um adesivo ilustrado com uma folha de 'cannabis sativa' (planta em que é extraída a maconha).

O casal, assim como o material, também foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá) para registro de ocorrência. Ambos foram autuados por tráfico de drogas.