Mais Lidas

Dados e mudança social

Mapa da Mulher Carioca será um importante insumo para identificar as necessidades das mulheres

Mapa da Mulher Carioca vai criar políticas e serviços para a população feminina da cidade
Mapa da Mulher Carioca vai criar políticas e serviços para a população feminina da cidade -
A crescente desigualdade é um desafio para a criação de serviços públicos efetivos. Um dos instrumentos prioritários para transformar esta realidade é a utilização de dados. O Projeto Mapa da Mulher Carioca, lançado pela SPM-Rio na última quinta-feira, dia 8, no Palácio da Cidade, vai trazer um levantamento de informações que ajudarão a entender a realidade de mais de 3,6 milhões de mulheres da cidade.

A partir do levantamento, a iniciativa tem o objetivo garantir maior efetividade de políticas e serviços públicos no enfrentamento às violências contra as mulheres e na garantia da qualidade de vida para as cariocas.

O Mapa se apresenta como um instrumento de mudança social e será um importante insumo para gestores públicos identificarem as necessidades das mulheres, principalmente das que mais precisam acessar os serviços públicos. Negras, mães, chefes de família, faveladas, periféricas, LBTQIA+, PCDs, como tantas outras diversidades de mulheres que constroem à cidade.

Por Joyce Trindade, Secretária Especial de Políticas e Promoção da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro (SPM-Rio), e Beatriz Amparo, Coordenadora de Dados, Inovação e Monitoramento da SPM-Rio

Comentários