Mais Lidas

Coletivo ganha prêmio de inovação social

S.O.S Vila Vintém nasceu na pandemia com objetivo de ajudar famílias vulnerabilizadas

S.O.S Vila Vintém
S.O.S Vila Vintém -

Vila Vintém é uma favela localizada entre os bairros de Realengo e Padre Miguel, na Zona Oeste da capital fluminense, Rio de Janeiro. Lá, nasce em meio à pandemia o coletivo S.O.S Vila Vintém com o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. O esforço foi reconhecido não só pelos moradores, mas também pela Prefeitura do Rio, através de votação popular pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio). O coletivo conquistou o prêmio Edson Luís, na categoria Inovação Social.

Por meio de parcerias, Davi Gomes, de 22 anos, fundador do projeto, fretou um ônibus levando 50 moradores para a noite de cerimônia. O jovem conta que dedicou o prêmio a sua avó, Inah Gomes, que morreu recentemente, mas que se tornou símbolo de resistência.

"O prêmio vem para enfatizar a importância do S.O.S Vila Vintém… a favela não é só carente, mas potente em ampla esfera e precisamos fortalecer nosso povo", diz Davi. Crianças também são pontos de atenção, além da Vila Vintém, o grupo realiza doações pontuais nas favelas Kelson's, Vila Aliança e Camará. Dudinha, 10 anos, participa ativamente do S.O.S Vila Vintém, ela conta que, "me sinto bem e feliz por participar do projeto." O grupo deseja ter uma sede, e está no processo de legalização como organização social, quem quiser contribuir, basta acessar o Instagram @sosvilavintem.

Comentários