Vila Vintém é uma favela localizada entre os bairros de Realengo e Padre Miguel, na Zona Oeste da capital fluminense, Rio de Janeiro. Lá, nasce em meio à pandemia o coletivo S.O.S Vila Vintém com o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. O esforço foi reconhecido não só pelos moradores, mas também pela Prefeitura do Rio, através de votação popular pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio). O coletivo conquistou o prêmio Edson Luís, na categoria Inovação Social.
Por meio de parcerias, Davi Gomes, de 22 anos, fundador do projeto, fretou um ônibus levando 50 moradores para a noite de cerimônia. O jovem conta que dedicou o prêmio a sua avó, Inah Gomes, que morreu recentemente, mas que se tornou símbolo de resistência.
"O prêmio vem para enfatizar a importância do S.O.S Vila Vintém… a favela não é só carente, mas potente em ampla esfera e precisamos fortalecer nosso povo", diz Davi. Crianças também são pontos de atenção, além da Vila Vintém, o grupo realiza doações pontuais nas favelas Kelson's, Vila Aliança e Camará. Dudinha, 10 anos, participa ativamente do S.O.S Vila Vintém, ela conta que, "me sinto bem e feliz por participar do projeto." O grupo deseja ter uma sede, e está no processo de legalização como organização social, quem quiser contribuir, basta acessar o Instagram @sosvilavintem.
'Sente bastante dor', relata irmã de jo...
Quem são as mulheres do Rio de Janeiro?...
Coletivo ganha prêmio de inovação so...
China promete adotar 'passos enérgicos'...
Simone Tebet diz que ausência de candid...