Mais Lidas

'Gostinho de quero mais'

Rafael Portugal fala sobre o sucesso do CAT BBB e muito mais.

Rafael Portugal está no comando do 'CAT BBB'
Rafael Portugal está no comando do 'CAT BBB' -

Rafael Portugal tem roubado a cena no CAT BBB, exibido às terças-feiras, no Big Brother Brasil 20, da TV Globo. Além de cair nas graças do público, o humorista conquistou o Big Boss. O diretor do reality, Boninho, até fez uma participação no quadro. À coluna, o humorista fala sobre o sucesso da atração, brincadeiras dos internautas e muito mais. Confira!

O 'CAT BBB' é um sucesso. Esperava esse sucesso todo?

Não esperava. As pessoas estão muito apaixonadas pelo programa. E isso ajudou. Cheguei no momento certo, na hora certa. É um programa bom, com um elenco bom, com momentos bons, um programa que está comemorando 20 anos. O sucesso é referente a tudo o que está acontecendo.

É você que cria tudo referente ao 'CAT BBB'? Como é esse processo?

Não, temos uma equipe. Tem os roteiristas Eduardo Belo e Saulo Aride. É claro que a gente tem um roteiro prévio, mas a gente mexe nele. Criamos muita coisa na hora. Tem coisa que a gente muda no meio da gravação, a gente pensa e faz. É muito prazeroso fazer o quadro.

Tem gente pedindo que o quadro fique mais tempo no ar e mais dias da semana. Existe essa possibilidade, essa conversa?

É engraçado, porque a primeira vez que eu encontrei com o Boninho, ele falou: 'e aí, vamos fazer o quadro crescer?'. Eu respondi: 'Claro, chefe'. E hoje as pessoas pedem mais tempo mesmo. Mas quem sabe não aumente mais uns dois segundos, né? (risos). A gente tem essa preocupação de que o quadro é só um momento do programa. Tem que ser rápido. Porque tem gente que é fã de 'BBB' também. Quer ver o que as pessoas fizeram na casa e não só o 'CAT BBB'. O segredo talvez seja esse, a rapidez do quadro, que deixa com um gostinho de quero mais.

Os internautas dizem que você é a voz deles. É isso mesmo? Você acompanha tudo o que os internautas dizem, leva em consideração?

É normal a gente acompanhar. Naturalmente, a gente vai vendo tudo. Olhamos as páginas (das redes sociais) que falam de 'BBB', eu ouço pessoas que só assistem pela TV. A gente vai sentindo as opiniões. É o termômetro. E no quadro eu quero mostrar o que as pessoas estão sentindo. Não só da internet, porque tem a minha mãe, por exemplo, ela adora 'Big Brother'. Uma prima minha só vê o programa pela TV. Então, o quadro tem que atingir todos esses públicos.

E você, já ligou pro 'CAT BBB'?

Eu ainda não liguei, mas estou sentindo muita vontade de ligar para saber como é. Mas fiz uma visita ao CAT de lá, de verdade. E sabe de uma coisa? As pessoas ligam muito mesmo para o CAT. Ligam pra saber sobre o vestido que a Fátima Bernardes usou, sobre o cabelo de alguém da novela. E o CAT recebe mesmo as ligações sobre o 'Big Brother', para o quadro. Claro que não tem como a gente usar as centenas de mensagens que recebe, sempre selecionamos. Mas as ligações são reais, sim.

A zoeira no quadro parece ser permitida. É isso mesmo?

A gente tem muita liberdade pra brincar. A gente fica à vontade. Tem piada que a gente avalia se vale ou não. A gente discute entre a equipe. Tem coisa que a gente corta, muda a piada, não usa a piada, inclui algo que aconteceu e a gente encaixa de última hora. Tudo vai sendo avaliado.

Até o Boninho se rendeu a você, né? Como foi?

Foi muito legal. A primeira aparição do Boninho foi no meu quadro no 'BBB 20'. Fiquei bem emocionado. Ele me agradeceu pela participação. Eu ainda disse: 'Que isso, chefe. Eu que agradeço.'

Você assistiu as edições anteriores do 'Big Brother Brasil'?

Eu sempre assisti muito 'BBB'. Minha mãe é viciada em 'Big Brother'. Então, quando eu não assistia, ela me contava.

Além do 'BBB', você está no 'Porta dos Fundos' e no 'A Culpa do Cabral'. No meio das gravações, você ainda tem comerciais, teatro... Como está a rotina?

Está muito doida. Eu trabalho todos os dias. Por outro lado, estou amando. É muito gostoso trabalhar com o que a gente ama. É cansativo, mas é um privilégio. Ainda mais trabalhando com tantas pessoas talentosas em meio a isso tudo. É incrível.

Você, nas suas redes sociais, brinca que a Zona Oeste venceu! Por morar na Zona Oeste você enfrentou mais dificuldade? 

Em Realengo, eu tive o privilégio que foram inspirações pra mim. O Mumuzinho é de Realengo também. Ele aconteceu, foi uma inspiração. Tudo é possível. O Ferrugem veio de Campo Grande e hoje é meu amigo. Eu sempre estou com meus amigos de Realengo e sinto a alegria deles. Eles se sentem realizados com você quando um trabalho dá certo. 

Teve muitas outras profissões antes de conquistar seu espaço como ator?

Tive várias. Auxiliar administrativo, vendi pastel com caldo de cana, cloro, trabalhei em mercado. Já fiz muita coisa. O mais legal é que minha mãe sempre me apoiou muito na carreira de ator.

Você morou em Realengo, depois se mudou para Campo Grande. Ainda mora por lá?

Moro em Campo Grande ainda.

Como é ter fãs no bairro que nasceu, onde mora?

É muito legal. E o olhar é diferente. É de admiração. Hoje encontro muita gente por causa do meu trabalho. A galera de Realengo, por exemplo, vem falar comigo com o olhos brilhando. É diferente, é de ver que uma pessoa dali está conquistando seu espaço. Mas eu não tenho todo esse glamour de artista. Acho bonito continuar andando nos lugares. Claro que, às vezes, temos que fazer escolhas. Eu prefiro locais fechados, como restaurantes. Porque se eu for para a praça de alimentação é mais complicado. Aí gente (sua família) escolhe algumas vezes um lugar e entra. Fico mais à vontade com a minha mãe, minha família.

Você é casado há dez anos com a Vaneli. Ela meio que trabalha com você também. Isso ajuda a vocês terem mais tempo como casal? 

Ajuda. Ela organiza tudo. A gente se dá bem por conta disso. Ela sabe o que fazer melhor pra mim, como flui melhor. Depois que acaba o trabalho é o tempo pra família. Então, por isso a gente consegue fazer mais coisas juntos, sim. 

Você tem duas enteadas que considera filha. Mas tem o desejo de ser pai, neste caso, mais uma vez?

Já pensei algumas vezes. Mas, por outro lado, eu penso: 'Eu peguei todas as fases das meninas, né?'. Eu fiz mamadeira, quando eu conheci elas, uma tinha 2 e outra 5. Então, fiz mamadeira, lidei com elas muito pequenas, toda aquela delicadeza. Agora elas estão com 12 e 15. Já é a fase das descobertas. É muito legal. 

Os internautas já estão dizendo para cancelarem o 'BBB' e te darem o prêmio. E aí, o que você faria com R$ 1,5 milhão? 

Eu ia comer uns salgados com meus amigos lá em Realengo. Chamava a galera, mandava ir comer, ficar a vontade (risos).

Rafael Portugal está no comando do 'CAT BBB' Globo / Victor Pollak
Rafael Portugal, a mãe e a esposa reprodução do instagram
Rafael e a esposa reprodução do instagram
Rafael Portugal Paulo Belote / Globo
Boninho participou do quadro 'CAT BBB' e surpreendeu o público REPRODUÇÃO DE VÍDEO