Mais Lidas

Prefeitura do Rio celebra 'Dia Nacional da Visibilidade Lésbica'

Aplicativo LGBT será apresentado como ação afirmativa e garantidor de direitos

Bandeira Gay
Bandeira Gay -
A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS Rio) promove nesta quinta-feira, 29, uma ação afirmativa em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. O evento será realizado no AquaRio, na Zona Portuária da cidade, às 10h.
Na ocasião, serão entregues homenagens para seis personalidades e entidades representativas para à diversidade, entre elas, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio, a vereadora Teresa Bergher, e para deputada estadual Martha Rocha.
A ativista Yone Lindgreen, 63 anos, também terá seu trabalho reconhecido. Em 1978 ela criou o grupo “Somos”, para buscar políticas públicas de desenvolvimento para esse grupo social. A Coletiva Resistência Lésbica da Favela da Maré terá o engajamento público premiado pelo município do Rio.
Beatriz Bush (secretária de Saúde do município do Rio) e a travesti Luciana Vasconcelos, também terão suas contribuições reconhecidas pela CEDS Rio.


"As lésbicas sentiam-se excluídas do movimento LGBT, o protagonismo foi por muito tempo dos homens gays, que é um círculo vicioso do próprio machismo estrutural de invisibilizar a figura feminina. O movimento LGBT e as causas sociais de direitos humanos, deve, e muito, à ascensão da luta feminista, onde na minha concepção foi o berço de tantas quebras de paradigmas e revoluções sociais, inclusive, sobre sexualidade e diversidade, quando falamos sobre orientação sexual ou sobre gênero", afirma o Coordenador Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Nélio Georgini.


Prefeitura do Rio desenvolve aplicativo de serviços e assistência voltado para o público LGBT

A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, em comemoração ao mês de visibilidade lésbica, desenvolveu em parceria com a IPLANRIO (Empresa Municipal de Informática ), e a MultiRio (Empresa Municipal de Multimeios), o aplicativo Rio+Respeito Oficial -já disponível para Android – que oferece apoio para o público LGBT, entre eles, é possível acessar os serviços da prefeitura em caso de violência, buscar informações sobre saúde, direitos e legislação vigente, entre outros.

Serviço

Evento: Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.

Local: Auditório do AquaRio - Praça Muhammad Ali, Gambôa.

Dia 29 de agosto às 10h.