Mais Lidas

Motoristas da Uber se irritam com a campanha contra homofobia da empresa

Até ameaças a passageiros são feitas em postagens em postagens

Uber a retomar os testes de veículos de condução autônoma em vias públicas
Uber a retomar os testes de veículos de condução autônoma em vias públicas -
Pouco antes do carnaval a Uber lançou uma campanha contra o assédio e a LGBTfobia nas redes sociais. Porém, muitos motoristas que trabalham com o aplicativo não gostaram nada da ideia e se revoltaram em um grupo no Facebook criticando a empresa.


A campanha tem o objetivo de mostrar, não apenas para os usuários, assim como para os motoristas, que o aplicativo está com um novo código de conduta, onde não será tolerado de forma alguma pessoas racista, homofóbicas ou que tenha qualquer tipo de comportamento preconceituoso e discriminatório.

O problema foi que muitos motoristas do aplicativo não gostaram dessa conversa e se revoltaram publicando em grupos do Facebook mensagens agressivas e repúdio à comunidade LGBTQ+.
Em uma das publicações, um motorista chegou a dizer que dois passageiros gays se beijassem dentro de seu carro ele iria expulsar e agredi-los fisicamente.

Os comentários homofóbicos e ameaças acabaram vazando na internet.
Muitos internautas disse que mesmo com a campanha da Uber, nada mudará, pois o comportamento das pessoas é imprevisível, principalmente aquelas que tem preconceito.

Essa polêmica ocorre logo após dois casos sobre discriminação e homofobia ocorrerem com usuários do aplicativo. Um dos casos aconteceu nos Estados Unidos, com um youtuber famoso, que foi ameaçado, junto com seu funcionário, dentro do veículo.
Aqui no Brasil, a cantora Amanda Versus, relatou que foi maltratada por um motorista da Uber, após fazer um carinho na namorado dentro do carro. O motorista ‘ordenou’ que ela parasse de acariciar a companheira e não mais relacionasse a palavra ‘amor’ a elas duas. Amanda, que é também é advogada, mandou ele parar o veículo para descer. Segundo ela, o motorista, com raiva, parou o carro de modo agressivo e a deixou assustada e com medo.
Outro lado

Em nota encaminhada ao Meia Hora, a Uber reiterou que não tolera nenhum tipo de discriminação em viagens por meio de sua plataforma. Veja o comunicado na íntegra.

"A Uber não tolera qualquer forma de discriminação em viagens realizadas em sua plataforma. O motorista foi banido e estamos à disposição para colaborar com as autoridades, nos termos da lei. A Uber defende o respeito à diversidade e reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e justiça para todas as pessoas LGBTQIA+."