Mais Lidas

E VAI ROLAR A FESTA...

Evento no Maracanã reúne técnicos para marcar a abertura do Campeonato Carioca

Os técnicos dos quatro times grandes exibiram camisas com a '13 do Zagallo', ontem, no Maracanã
Os técnicos dos quatro times grandes exibiram camisas com a '13 do Zagallo', ontem, no Maracanã -

O Campeonato Carioca de 2019 começa hoje com a bênção de seu maior vencedor, Mário Jorge Lobo Zagallo. Sucedendo Pelé no posto de embaixador da competição, o Velho Lobo, apesar de não ter comparecido, foi o homenageado na cerimônia de abertura do Estadual, ontem, no Maracanã. O tetracampeão mundial — duas como jogador, uma como técnico e outra como coordenador técnico —, dá seu nome ao troféu de campeão estadual. A taça que ele já ergueu cinco vezes como jogador (três pelo Flamengo e duas pelo Botafogo) e cinco como treinador (duas pelo Flamengo, duas pelo Botafogo e uma pelo Fluminense).

Todos os 12 técnicos dos clubes participantes marcaram presença no evento, com direito a uma resenha bem descontraída. Alfredo Sampaio, do Bangu, tentou aproveitar a conversa para arrancar informações sobre o Flamengo, adversário de amanhã, mas Abel Braga não deu pistas.

Principal novidade desta edição, o Árbitro de Vídeo (VAR) também foi um tema amplamente discutido. A tecnologia será utilizada nos dez jogos decisivos do campeonato — semifinais e finais — e foi comemorada por dirigentes. Mas Abel Braga foi um dos poucos que não se mostraram animados.

"O árbitro de vídeo pode resolver situações que, por questão de segundos, o árbitro não consegue ver. Aí, depois, ficam trocando ideia por quatro, cinco minutos. Vi muito mais problemas não resolvidos do que resolvidos", disse o técnico rubro-negro.

Já o presidente do Vasco, Alexandre Campello, mostrou-se favorável, embora com algumas ressalvas: "Duas questões apenas que têm que ser revistas. A primeira é o custo. Não podemos passar mais esse ônus para os clubes. O segundo é avaliar bem os critérios já que, em 2018, (o VAR) causou algumas polêmicas."

O valor para a implantação do Árbitro de Vídeo será de R$28 mil por jogo e terá seu custo bancado pela Ferj.

Os técnicos dos quatro times grandes exibiram camisas com a '13 do Zagallo', ontem, no Maracanã LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C
DADOS TIMES CARIOCA ARTE O DIA