Mais Lidas

VLT: Linha 3 abre em fevereiro

Prefeitura pagará dívida de R$ 20 milhões

A Linha 3 do VLT vai finalmente começar a rodar em fevereiro. A promessa foi feita ontem pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella, após uma reunião com o presidente do consórcio VLT Carioca, Marcio Hannas. Crivella se comprometeu em pagar a dívida de R$ 20 milhões que o município tem com a empresa. O acordo deve ser assinado nos próximos dias.

As obras já estão prontas, mas não foram entregues porque a Prefeitura do Rio parou de fazer os repasses ao consórcio. O trecho de quatro quilômetros ligará a Central ao Aeroporto Internacional do Rio em 18 minutos. A Linha 3 é a que falta para fechar o circuito do VLT. Serão três novas estações, além das sete já em atividade que serão compartilhadas com as linhas 1 e 2.

O prazo de concessão será maior e deve ser divulgado em breve. O volume previsto de passageiros será reduzido de 260 mil para 100 mil por dia. Atualmente, o VLT circula com 80 mil em dias úteis e 60 mil nos finais de semana, obrigando a prefeitura a arcar com o déficit. "Agora, é só fazer alguns acertos no contrato para colocarmos a Linha 3 do VLT em funcionamento", disse Crivella.