Mais Lidas

Inhotim cancela reabertura nesta sexta; não há nova data definida

O centro arte sediado em Brumadinho está fechado desde o rompimento da barragem da Vale, na última sexta-feira, quando foi evacuado

Instituto está fechado desde o rompimento da barragem
Instituto está fechado desde o rompimento da barragem -

Brumadinho - O Instituto Inhotim divulgou na tarde desta quarta-feira, em suas redes sociais, um comunicado informando o cancelamento da reabertura que havia sido programada para esta sexta. De acordo com aviso, ainda não há nova data definida. O centro de arte sediado em Brumadinho (MG) foi evacuado após o rompimento da barragem da Vale, na última sexta-feira, e encontra-se fechado desde então.

A barragem que se rompeu integrava a Mina Feijão. O último balanço divulgado aponta 99 mortos, dos quais 57 corpos já foram identificados. Há ainda 259 pessoas desaparecidas. Os resgates estão sendo realizados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, com o apoio de equipes de outros estados e de Forças de Defesa de Israel (FDI) - que chegaram ao Brasil no domingo para ajudar nos trabalhos e retornarão a seu país nesta quinta-feira.

No comunicado, o Inhotim afirmou que vem acompanhando de perto os desdobramentos do desastre e que está mobilizado para prestar apoio à comunidade e aos atingidos. "A tragédia provocou impactos diretos no instituto, uma vez que, dos cerca de 600 funcionários que emprega, 80% moram na região. Desses, 41 têm familiares próximos desaparecidos ou com óbito declarado, e os demais procuram por amigos e pessoas conhecidas", registra o texto.

Sede de um grande acervo de arte contemporânea do Brasil, Inhotim é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Ainda de acordo com o comunicado, uma nova data de reabertura será informada quando o instituto encontrar o momento propício para receber novos visitantes.

"Sendo uma instituição referência na região e entendendo que o desastre deixará marcas profundas e duradouras, o Inhotim está ciente que terá um papel crucial na recuperação de uma cidade abalada nos próximos anos. Cultura, arte, meio ambiente e educação são fundamentais para o desenvolvimento humano e da sociedade e continuarão sendo ponto de partida para a definição de ações futuras", acrescenta.