Mais Lidas

Trump contra a imprensa

Presidente dos EUA se recusa a responder pergunta 'estúpida'

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a se irritar com jornalistas ontem e azedou ainda mais a relação com a imprensa. Trump se negou mais uma vez a responder uma pergunta. Desta vez, disse que era "estúpida".

Na quarta-feira, Trump chamou de "pessoa terrível" o repórter da CNN Jim Acosta e cassou sua credencial de trabalho na Casa Branca. Ontem, Abby Phillip, também da CNN, ouviu de Trump: "Que pergunta mais estúpida, que pergunta mais estúpida. Mas te observo muito. Você faz muitas perguntas estúpidas", disse, apontando o dedo para a jornalista.

A jornalista perguntou se Trump queria que o novo procurador-geral Matthew Whitaker detivesse a investigação sobre suspeita de conluio com os russos na eleição de 2016.

Na quarta-feira, Trump demitiu abruptamente o procurador-geral Jeff Sessions e nomeou um duro crítico da investigação. Os opositores acusaram Trump de colocar um aliado que tentará controlar a investigação.

Trump defendeu a decisão de barrar Jim Acosta qualificando-o como "um cara muito pouco profissional". Ele não disse quanto tempo vai durar a suspensão incomum, e sugeriu que outros repórteres podem ter o mesmo tratamento.

O presidente culpa os jornalistas pela relação ruim que mantém com a mídia e afirma que eles não mostram suficiente deferência. "Deve-se tratar a Casa Branca com respeito. Deve-se tratar a Presidência com respeito", disse.