Mais Lidas

Empreendedor desde os 16 anos, Rafael Duarte fatura com vendas pela internet

Jovem carioca usa suas redes sociais para ensinar outras pessoas a trabalharem o e-commerce no Brasil

Rafael Duarte
Rafael Duarte -
Empreender no Brasil vai além de ter um CNPJ e não tem idade. O jovem Rafael Duarte prova isso para o mercado. Sua história no empreendedorismo começou muito cedo: com apenas 16 anos de idade ele já estava trabalhando na internet.

Rafael Duarte é um jovem carioca de 28 anos. No entanto, sua moradia hoje é outra cidade litorânea, Balneário Camboriu (SC). Quando iniciou sua jornada, comprava suplementos em sites fora do país e revendia para colegas na academia. Na época, sem entender direito o processo e que o que vinha fazendo, era uma excelente experiência para se tornar um empresário.

Algum tempo depois, passou a comprar produtos importados da China e revender por meio de classificados na rede social Facebook.
"Com apenas 16 anos, enquanto a maioria dos meus amigos estava trabalhando em empregos muito mais sacrificantes do que o meu para ganhar algo em torno de um salário mínimo, eu já ganhava cinco vezes mais vendendo pela internet", conta orgulhoso. 

Mercado
Cada dia mais as pessoas preferem comprar pela internet do que irem as lojas. Nos Estados Unidos, por exemplo, diversos shoppings estão fechando e dando lugares a galpões de armazenamento de produtos de lojas virtuais.

Segundo um estudo do banco 'Credit Suisse', 25% dos Shoppings americanos devem fechar até 2022. No Brasil, o e-commerce foi um dos poucos negócios que se manteve em crescimento mesmo diante da crise no país e segue batendo recordes ano após ano.
"Sabemos que a tendência é que o mercado cresça ainda mais e é preciso o comércio estar antenado para poder acompanhar esse processo de mudança", acrescenta Rafael.

Hoje o empresário é proprietário da RDX, empresa que tem operações nos Estados Unidos, e fatura ensinando brasileiros a montarem seu próprio negócio online.

Redes sociais 
Em suas redes sociais, principalmente no Instagram, ele publica diariamente conteúdos sobre empreendedorismo e temas relacionados ao e-commerce. O objetivo é ajudar e ensinar outras pessoas sobre o assunto, buscando a atualização constante.